Quem é o CEO da sua carreira?
Você já parou para pensar se seu chefe está cuidando da sua carreira? Pare por um momento e reflita se esta é a pergunta adequada a ser feita.
Certamente que não.
Faz algum tempo que o papel do líder passou a ser o de apoiador do desenvolvimento profissional de cada funcionário. A função de definir e de cuidar da carreira passou a ser do próprio indivíduo. As empresas adotaram formulários com roteiros para que seus colaboradores planejem suas carreiras. Esses formulários normalmente possuem alguns campos padronizados: pontos fortes, pontos a desenvolver, objetivos de curto e longo prazo e, finalmente, plano de ação em que conste as atividades a serem realizadas para atingir os objetivos estabelecidos. Ao chefe ficou o papel de dar mentoria, ou seja, indicar ao funcionário se o plano de ação estabelecido realmente o ajudará a atingir sua meta, sugerir outras atividades para desenvolvimento, mostrar outros gaps (lacunas) que precisam ser trabalhados, etc.
Esses planos de desenvolvimento têm sido bastante divulgados, tanto internamente pelas empresas, como na mídia em geral. Ainda assim, fico surpresa com a quantidade de profissionais que não têm uma visão de curto, médio e longo prazo do que querem para suas carreiras.
Responder à pergunta "onde pretendo estar em 5, 10, 15 anos?" exige muito de nós mesmos. Como saber o que se quer? Ouvindo, perguntando, investigando, se informando e refletindo sobre como cada uma das possibilidades profissionais interage com nossos valores individuais. Novamente, essa não é uma tarefa fácil. Muitos empresários e executivos contratam o serviço de um coach de carreira para ajudá-los a responder a essas perguntas e a definir o plano de ação para alcançar seus objetivos.
A proposta do coaching de carreira é ajudar a pessoa a obter sucesso profissional. É uma metodologia estruturada para o desenvolvimento de habilidades, melhoria do desempenho no trabalho e nos negócios. Durante o processo de coaching, um conjunto de ferramentas é utilizado para permitir a definição clara do objetivo, que pode ser de longo, médio ou curto prazo. Além disso, é realizado o planejamento e a definição das ações a serem tomadas, mantendo sempre o foco no objetivo final. Outro aspecto trabalhado é o comportamental, ajustando o mindset (mentalidade) da pessoa retirando formas de pensar que não ajudam e adicionando formas de pensar fortalecedoras, que ajudarão o profissional a alcançar a sua meta desejada, o seu sucesso.
Deixo no link abaixo uma ferramenta que utilizo para o planejamento da minha carreira. Essa ferramenta o ajudará a iniciar o seu caminhar nesse vasto ambiente chamado Gerenciamento de Carreira. Lembre-se: seu trabalho, seja ele como engenheiro, médico, advogado, analista, operário ou qualquer outro, é o produto que sua "empresa" tem a oferecer. Planejar sua carreira é definir como seu produto vai sobreviver e se tornar melhor ao longo dos anos. É garantir sua sobrevivência no mercado, sua empregabilidade. Faça como os grandes executivos e torne-se você o CEO da sua carreira. Ser o CEO significa assumir o controle do seu futuro profissional e aumentar suas chances de sucesso.Ninguém mais pode fazer isso por você além de você mesmo!
** Além de ser o coach de carreira para engenheiros e executivos, Rita Magalhães é engenheira mecânica, consultora em Desenvolvimento de Produtos e diretora da Aero Time Escola de Aviação Civil.
** Conheça meu programa de coaching: clique aqui.