Quem é o parceiro comercial ideal para seu negócio?

Olá! Tudo bem?

Resolvi publicar esse texto depois de perceber que muitos amigos não tinham parceiros comerciais, ou faziam parcerias com setores errados. Veja bem, eu disse SETORES e não PESSOAS, pois contatos pessoais sempre são positivos e eu acredito muito no ser humano.

A ideia aqui é colocar exemplos de alguns setores para que você tenha insights e coloque em prática no seu negócio.  Então vamos lá!!

Se você trabalha com produtos destinados a Classe A/B

Um bom parceiro comercial são empresas que destinam produtos e serviços para esse mesmo setor, eu sei que isso parece meio óbvio, mas já parou pra pensar em quais parceiros poderiam ser esses? 

Minha dica seria Alfaiatarias, pois roupas customizadas tem um ticket médio mais caro em relação as grandes grifes/marcas do varejo. Outra opção seria procurar por empresas que trabalham com viabilização de projetos culturais ou sociais, pois essas empresas, geralmente, possuem boa relação com tomadores de decisão de grandes players, além disso, alguns eventos promovidos por eles, principalmente os da área da cultura, são cercados de artistas e pessoas da Classe A (como em exposições de arte e concertos de ópera, por exemplo).   Você também pode procurar por lojas de artigos de luxo, como revendedoras de carros (Jaguar, Mercedes, BMW)... quantos lugares assim você já procurou?

Se você atende ou tem uma empresa varejista

Imagine que você é dono de um supermercado, os fornecedores sempre vão ser peças fundamentais do seu negócio, por serem parte essencial do seu plano de negócios (e se você nunca fez o Canvas  www.sebraecanvas.com ), então por quem você deveria procurar?

Sugiro que você mapeie as maiores lojas de roupas de sua região, não procure por marcas conhecidas e sim aquelas lojas tradicionais, porque esses estabelecimentos precisam manter o cadastro atualizado de seus clientes, para ações de marketing e pós-vendas, e você pode negociar uma troca de contatos e um cupom de descontos para seus clientes, com isso você acaba criando um “clube de benefícios” e ainda retribui seu parceiro com novos clientes, ótima sacada no seu pós vendas, não? Outra indicação são os restaurantes e lojas focados em Delivery.  Essa turma sempre tem um cadastro super atualizado com muitas informações valiosas, o melhor de tudo é que você consegue obter dados mais segmentados, pois na maioria das vezes as entregas não passam de um raio de 10 km, com essa base você pode fazer campanhas mais direcionadas e alavancar vendas em lugares que não lhe rendiam tantos frutos. Essas empresas também podem entrar na sua lista de benefícios, e se você é dono de um supermercado, essa parceria pode te gerar um cliente que compra em grande quantidade.


Se você presta serviços para pessoas físicas

Caso você seja um/uma coach, já pensou em procurar instituições de ensino?  E uma escola especializada em concursos públicos? Você pode oferecer ajuda ao aluno para construir o plano de estudos.  

E se eu trabalhar com seguros para carros, Borgatto?

Bom, quantas retificas, martelinhos de ouro e mecânicas você tem parceria? Esse é o lugar que o cliente reclama da seguradora, do automóvel, do atendimento do seu corretor e aí nasce a oportunidade de você se apresentar, além de ter um leque de bons prestadores de serviço pra recomendar para seus fregueses. E eu também procuraria por cabelereiros e salões de beleza, essa turma sabe da vida de todo mundo e ainda é um lugar onde as pessoas se sentem confortáveis e se abrem pra falar do trabalho, do Palmeiras, da mulher, sogra, marido, amante, peguete (bom, se já sacou, né?). Talvez a galera do salão te descola um comprador.

Se você presta serviços para o R.H.

Em quase toda a empresa tem a famosa, ou o famoso, “Tio/a da Tranqueira”, sabe aqueles seres humanos dotados de uma luz divina pra cozinhar? Pois é! Quase toda empresa tem um personagem desses presente toda a semana. Agora, pensa comigo: Pra quem essa turma pede autorização pra vender na empresa?  

Os tios e tias são amados e sempre trazem alegria pro ambiente de trabalho. A turma da coxinha é que vai te falar se o diretor/ diretora “X” é gente boa, se tem filhos, se joga bola, tênis, talvez eles possam até te falar o melhor dia de procura-los, e essas informações sobre o seu cliente são fundamentais, porque você sempre compra de quem você vai com a cara.


Minha gente! A ideia aqui era te ajudar a refletir mais sobre as empresas e prestadores de serviços que cercam seu público-alvo. Espero ter contribuído para alavancar uma nova fonte de leads pro seu negócio. 

Um grande abraço!

Luiz Borgatto é Diretor Comercial da agência RF Mídia, tem 31 anos, paulistano, apaixonado por negócios e torcedor fanático do Palmeiras. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos