Quem cria nossas oportunidades somos nós mesmas.
Esse mês, fui convidada pelo time da Solides para trazer um pouco da minha caminhada profissional e quais caminhos me trouxeram até aqui, fiquei muito reflexiva sobre tudo isso, e resolvi compartilhar com vocês!
A minha vida me ensinou o valor da adaptabilidade. Mas não aquela adaptabilidade seca, meio oca, que a gente vê apenas como um dos diversos pontos das "soft skills" que podemos aprender. Eu me adaptei desde sempre e, no fim das contas, valeu à pena.
Minha escolha profissional não foi muito linear, aquele momento que a gente escolhe uma graduação.
Com o falecimento do meu pai no meu primeiro vestibular, acabei me orientando para uma caminhada como vendedora da GVT.
Batia de porta em porta, andava por Contagem inteira durante alguns anos. Quando me ofereceram uma vaga de supervisão, me disseram que eu deveria estar cursando uma faculdade.
Comecei meus estudos em ciências contábeis, lado a lado da minha já existente caminhada profissional. De lá, passei por outras empresas: NET, Boticário, implantação da Eudora e, de lá, fui para o Itaú, para a gerência comercial.
Mas é aqui que entra o ponto: me adaptei. Mas sempre voltada para as minhas próprias qualidades. Sempre gostei de gente. E quando vi que a movimentação no mercado bancário apontava para um crescimento digital, vi que a minha orientação às pessoas estaria mais reduzida.
Ficar sozinha, pra mim, é sinônimo de ficar doente. Sou comunicadora, gente! Quem trabalha comigo sabe da importância no meu dia a dia de me relacionar com pessoas. Comecei uma faculdade de psicologia que, infelizmente, tive que trancar depois de algum tempo. Nesta caminhada, me tornei consultora autônoma e, logo depois, tive a oportunidade de trabalhar com RH com uma ex-chefe, que me deu grandes oportunidades de crescimento, inclusive a possibilidade de ser sua futura sócia.
Avançando um pouco na minha história, em um determinado momento, decidi que entender - e trabalhar com tecnologia seria o caminho mais adequado. Comecei a buscar por empresas que fizessem sentido para mim e a colocar as preferidas no meu radar. Encontrei a Sólides e comecei a estudar sobre a empresa, quem era sua CEO, Monica Hauck, e a coloquei como minha prioridade. Foi quando vi uma oportunidade de estágio divulgada na faculdade que estudo.
E, sim. Se me achavam "incomum" pela minha caminhada profissional, o adjetivo que me deram por negar a parceria com uma ex chefe por uma vaga de estágio foi "louca".
Recomendados pelo LinkedIn
"Menina, você saiu de um banco, da possibilidade de uma sociedade para uma vaga de estágio?" Até mesmo no processo seletivo me perguntaram: "Thais, por quê você está se candidatando a uma vaga de estágio?
E, sendo bem sincera, minha resposta foi simples:
"Se a Sólides for o que eu acho que é, em pouco tempo eu não estarei mais como estagiária".
Minha busca era em tecnologia. Eu já tinha percebido a movimentação de todo o mercado se orientando para o assunto. Esse downgrade - que, por acaso, ocorreu meio a um divórcio - seria apenas temporário. E foi.
Há 2 anos eu estou na Sólides. Saí da vaga de estágio e vim para uma vaga de supervisão. Sempre aliando as minhas percepções sobre mim mesma - minha necessidade de estar com pessoas, trabalhar com gente.
Quando pensamos em possibilidades, a gente tende a achar que é algo que vem de fora. Até nas nossas falas: "uma oportunidade apareceu pra mim". Mas quando a gente coloca isso acontecendo de fora, e indo ao nosso encontro, a gente tira a nossa pessoalidade da equação: será que não fui eu que me coloquei diante desta oportunidade? Se, lá atrás, eu tivesse continuado no banco, teria tido a chance de descobrir o meu carinho por tecnologia? Ou, então, se eu não tivesse bancado a minha candidatura à vaga de estágio, estaria feliz na minha caminhada profissional como estou hoje?
O que quero dizer é: currículos, cursos e especializações são importantes. Mas um dos meus maiores conhecimentos e competências, a adaptabilidade, veio da minha própria caminhada profissional.
Chief Human Resources Officer
2 aParabéns Thais Lana por compartilhar sua história e nos inspirar tanto!
Cofundadora da Voz da Diversidade
2 aQue orgulhooo de vc, Thais Lana!!!! Não há limites pra vc! Mulher inspiradora, guerreira e de uma energia contagiante. Trabalhar com você foi uma grande honra. Obrigada por todas as trocas. Parabéns por todas as suas conquistas. Você merece tudo isso e muito mais. Voa, só voa! ❤👏😊
Analista de SEO | Marketing de Conteúdo
2 aQue história massa! Vc é sucesso! 💜 🚀
Analista de Marketing Sênior | Planejamento Estratégico | Branding | Marketing de Conteúdo | Comunicação interna
2 aMuito bom conhecer um pouquinho mais da sua trajetória. Sucesso, Thais Lana!
Treinamento e Desenvolvimento / Educação Corporativa/ Serviço Social
2 aQue inspiração Thais....