Quem disse que os cabelos brancos não estão em moda no mercado de trabalho?

Quem disse que os cabelos brancos não estão em moda no mercado de trabalho?

Tenho conversado com alguns amigos que iniciaram suas atividades profissionais na mesma época que eu e também acesso a algumas literaturas a respeito de pessoas que justificam estarem desempregadas por conta de já terem passado dos 40 ou do mercado estar muito enxuto.

Bem, quanto ao mercado estar enxuto é um fato, mas não recomendo ninguém se ater a esse fato para se acomodar e deixar de ser uma referencial contratação por conta de estar se aperfeiçoando a ponto de ser uma contratação diferenciada para qualquer Empresa. As coisas vão melhorar. Acredite!

Quanto a já ter passado dos 40 e afirmar que o mercado não contrata essas pessoas, isso é conversa fiada! Contrata Sim!

Os “Cabelos Brancos” são fundamentais em qualquer Empresa pequena, média grande e mesmo nas start ups. Os “faróis acessos para trás” são o que há de mais seguro nas iniciativas de todas as organizações. É fato que empresas que não contam com os “cabelos brancos”, cometem muitos mais erros que os aceitáveis por conta de impulsos e apostas muito ousadas e fruto de poucas experiências. O comportamento de consumo rege as regras de mercado e é preciso entender muito de gente antes de se aventurar em qualquer negócio ou nova iniciativa.

Por outro lado, cabem as pessoas mais experientes trabalharem seus preconceitos em relação as opiniões de terceiros. Ao longo do tempo, foi criado um certo estereótipo com relação as pessoas mais velhas por serem pouco inflexíveis as opiniões alheias e ao novo. Isso definitivamente é muito ruim! Ficar mais velho não pode e nem deve ser confundido com algo semelhante a “um problema”.

Imaginem vocês uma pessoa com muita bagagem profissional e de braços abertos ao novo! Me parece uma química perfeita, ou melhor  um dueto bem confiável.

Amigos mais experientes, vocês são provavelmente o que de mais importante as Empresas podem ter em termos de material humano. Mas, não esqueçam de que devem ser profissionais diferenciados e que mesmo ao longo de sua idade estão sempre surpreendendo positivamente as pessoas e organizações. Isso depende de nós!

A menos que seja por pura vaidade, não pintem os seus cabelos brancos!

Boa reflexão e um abraço amigo

Fabiana Carvalho

Profissional Independente de Arquitetura e Urbanismo

7 a

Alexandre, Concordo com você: cabelos brancos são muito interessantes! Eles sinalizam a experiência, que burila e lapida os jovens diamantes brutos, mas podem também disfarçar, ao menos poralgum tempo, os maus profissionais. O que precisamos, aqu no Brasil em especial, é acabar com o preconceito o pre-julgamento, e ouvir mais o que cada um, independente da idade, tem a dizer ou se propõe a fazer...afinal, Einstein sonhava com a teoria da relatividade desde jovem! Abraço, Bom fim de semana pra você também.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alê Coelho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos