Quem inventou a Time-line?
Você já fez esta pergunta?
Eu estava até agora há pouco navegando na minha time-line aqui do LinkedIn quando a pergunta do título aí em cima me veio à mente e resolvi escrever este pequeno artigo.
É uma pergunta para a qual eu queria muito ter a resposta.
Pois quem inventou essa ferramenta é um gênio ou um maluco.
Já reparou como ficamos hipnotizados quando começamos a rolar o mouse vendo aquelas pequenas postagens correndo alucinadamente na frente dos nossos olhos?
É um processo realmente hipnótico, tamanho o poder de nos prender a tela de um computador, notebook e mais recentemente dos nossos smartphones.
Ao mesmo tempo que é inovador, é assustador.
O poder de hipnose é infinitamente superior ao da televisão, que no século passado causou uma revolução nas comunicações de massa.
Na televisão, conseguíamos nos distrair e vez ou outra tirar os olhos da tela.
Com a time-line, isso é muito mais difícil.
Rolamos a tela até que em determinado momento vemos algo interessante e resolvemos "dar uma parada" para conferir o conteúdo, que pode ser um post, um vídeo, um artigo, uma propaganda.
Opa!
Uma propaganda?
Sim.
Quando a time-line surgiu, não haviam propagandas nela.
Mas como tudo acaba em propaganda, elas começaram a aparecer.
E apareceram aquelas que acreditávamos ser vindas do acaso, que coincidentemente apresentavam um produto sobre o qual havíamos procurado informações há pouco tempo.
E a time-line dominou o mundo.
As pessoas caminham olhando para a time-line, descansam olhando para a time-line, viajam olhando para a time-line, almoçam e jantam olhando para a time-line.
Enfim, a time-line conquistou nossa mente e nosso tempo.
Ainda há esperança, pois algumas pessoas começam a perceber o quanto do seu tempo desperdiçam em informações fúteis, fake news, propagandas direcionadas, vídeos idiotas, e tanta outra coisa inútil que circula nas time-lines da internet.
Por outro lado, há uma população cada vez mais dispersada, desatenta e alienada que não consegue perceber nem de longe o quanto está sendo manipulada.
O que o futuro nos reserva?