Quem não usa Post-it (em casa)?
Bom dia, boa tarde e boa noite!
Começo esta nova crônica da vida remota com uma nota de esclarecimento.
Desculpe usar o nome deste produto que permite anotações flutuando em tudo o que é parede do escritório, mas sofro do mesmo mal dos que travam uma verdadeira luta psicológica interna quando encontram essas pérolas do consumo moderno - "Bombril vs todo o resto", "Gillette vs todo o resto", #webex vs todo o resto 😉 - onde o nome fantasia meio que se confunde com o produto e a razão dele existir.
Afinal:
O objetivo de qualquer empresa é de ter um produto cujo nome se confunda com o seu propósito. E que as pessoas literalmente se esqueçam que existe um outro que faça exatamente a mesma coisa.
Só estou seguindo a tendência.
Esperando que aceitem as minhas escusas… agora, vamos adiante.
Dizem que entre as quatro paredes do puxadinho office, tudo acontece. É reunião, é frustração, é café virtual, é cerveja quente, é adaptação para auditório. É de tudo um pouco.
E não conheço nenhum cuja parede não tenha um Post-it ® pendurado. Começa pelo meu, obviamente.
Eu sou visual. Pra entender uma idea, um raciocínio, eu preciso "ver" a ideia. Quando tenho que definir um plano de atividades, eu escrevo tudo no "aparato" e saio colando em tudo o que parede que encontro.
A sensação é de como estar numa galeria de arte - quando termino essa maluquice, eu tenho que pegar um café ou qualquer bebida mesmo, parar um momento e começar a admirar a obra-prima que acabei de criar.
Eu não sei por que insisto no Post-it. A cola que vem em cada pedacinho é até poderosa, mas ela não serve muito bem quando colado numa parede. Num quadro-branco, espelho ou vidro, o aparato mostra melhor desempenho, ou seja, ele fica lá colado por muito mais tempo do que numa parede.
Sabe quando a parede fica com pedaços de cola de tanto fazer aquele "estica-e-puxa" do Post-it, tirando e colando num lugar diferente? Pois é - este é o nosso puxadinho office de cada dia!
Agora, eu não estou mais no escritório e perdi as lindas divisórias de vidro e os enormes quadros-brancos presentes em quase toda sala de reunião. Aqui no puxadinho office é só parede e nada mais.
Recomendados pelo LinkedIn
Ah, e nem me atrevo a usar as bordas dos monitores pois essa minha obsessão estética me priva da vontade de colar os Post-it's de qualquer jeito.
Tem que ter método para usar um Post-it no puxadinho office.
O que fazer, então? Deixar o escritório numa "bagunça organizada" (lembre-se: aqui há método) ou voltar ao escritório e usar as paredes de lá?
Na verdade, existem opções intermediárias que usam mais tecnologia e menos papel. Faça como o meu companheiro de co-working aqui e busque alguma solução tecnológica. É mais fácil, não suja parede. Todos felizes!
Se você é um estrategista, gerente de projetos, scrum master-blaster, que gosta (ou precisa) usar milhares de paineis de canvas lotados de Post-it's, em discussão frenética com grupos de trabalho, aquela interação legal entre todos... como está se virando no híbrido ou no remoto?
A qualidade das interações é a mesma ou está louco para voltar ao escritório e gastar os seus Post-it's nas salas de reunião?
Use os comentários e explique como está se virando por aí. Vale comentar também se já voltou ao presencial ou não.
Até a próxima!
José Alfredo Souza, conhecido como "J.A.", é hoje o estrategista de negócios de colaboração por vídeo e outras ferramentas na Cisco para o Brasil, e tem trabalhado em auxiliar seus parceiros de negócio a demonstrarem de maneira satisfatória e a resolver problemas de negócio de seus clientes. Escreve sobre tecnologia, comunicação, cultura organizacional, e transformação do espaço de trabalho. Conta ainda com um podcast onde se discute os temas acima, o Talk2JA Podcast.
Encara o LinkedIn como um desabafo, um diário que seus filhos possam entender o que o pai deles fazia na vida corporativa.
Quer conhecer mais sobre o J.A.? Acesse a bio dele aqui.
Twitter: @josealfredosouz, @talk2ja
Executiva de Tecnologia, Dados e Inovação | CTO, CIO, CDO, CoS, Conselheira | Arquitetura, Neurociência Computacional e Inteligência Artificial
2 aUso MIRO (antigo Realtime Board), uso EasyRetro (antigo FunRetro), uso Microsoft Whitepaper (piorzinho, opção quando os outros estão bloqueados)... e o trabalho de post-its vem pro Digital e para nossos anywhere offices!
Respondendo sua questão de trabalho híbrido ou remoto, bem, estou em home-office, digital nômade ou qualquer outro termo da moda que desconheço, desde 2012, acho que nem saberia me comportar indo a um escritório ou reuniões presenciais... 🙂 Perdi o jeito, ou é a nova realidade? Talvez ambos!