Quem são as suas referências?
Quando pequenos, naturalmente, temos os nossos familiares e professores como exemplo de vida. Queremos ser como nossa mãe, nosso pai, nossos avós, como a professora de história.
E o que acontece ao crescermos? Quem são as nossas referências pessoais e profissionais? Por algum motivo, talvez para a manutenção da popularidade das celebridades, somos ensinados a nos projetarmos em famosos e artistas. Aqueles que estão na mídia e já têm bastante fama.
Por conta de experiências pessoais que tive na organização na qual sou voluntária, o Rotary, a palavra "Inspiração" se tornou muito significativa na minha vida (tanto que eu tatuei no meu braço hehe). Desde então, eu me pego pensando em quem são as minhas inspirações. Quais são as pessoas para as quais eu olho, admiro e me projeto em um futuro próximo ou até mais distante?
Eu tenho inspirações? :/
Ficava um pouco frustrada, porque não me vinham nomes de famosos rapidamente à cabeça. Foi nessa que eu percebi que eu me inspiro e sempre me inspirei em gente próxima! Em pessoas que fazem parte dos mesmos círculos que eu, em profissionais da minha região, em quem faz parte da minha vida acadêmica.
E faz muito sentido.
É claro que é mais fácil eu me enxergar em alguém que tem alguma ligação, direta ou indireta, comigo, em quem compartilha de uma realidade parecida com a minha. Isso foi uma luz quando consegui trazer pro consciente, agora quero dar um empurrãozinho para outras pessoas fazerem o mesmo.
Tenho, ufa! :)
Uni esse pensamento com a minha vontade gritante de dar notoriedade ao papel tão importante da mulher na sociedade (que muitas vezes parece invisível) e junto a minha amiga Débora Saif, que é quase uma irmã, criei um projeto chamado "Notáveis". Com ele, a nossa intenção é mostrar um pouco da história e da atuação de mulheres que nasceram, cresceram ou estão perto de nós de alguma maneira (não só fisicamente).
Quinzenalmente, sai uma matéria no jornal Folha Do Litoral News mostrando algumas das mulheres incríveis que temos por aqui. Estou muito feliz e realizada com a chance de aumentar o meu leque de inspirações. Se o vento que ele gera alcançar mais alguém, melhor ainda.
Inspire-se em quem está perto
Caso você queira contagiar-se pelos feitos dessas grandes mulheres, siga o perfil @notaveismulheres no Instagram e embarque nessa "reforma de referências" com a gente.
Coordenador de dados, repórter e colunista de games no O POVO+ e embaixador da Genially no Brasil
1 aOlá, Roberta, tudo bem? Sou o Wanderson, repórter do O POVO. Gostaria de conversar contigo sobre esse texto. Você topa?