Quem semeia expectativas, colhe desilusões...
Desde crianças , criamos expectativas de que nossas necessidades e desejos sejam atendidos pelos que nos rodeiam. Parece fazer parte de nossa natureza acalentar a esperança de que tudo vai dar certo. Não semeie expectativas exageradas em relação aos caminhos que percorre. Nada é fácil. Problemas fazem parte da vida de todos nós. Devemos estar preparados para os reveses. Não acalente esperança de que as pessoas serão gratas pelo que você faz por elas, de que será reconhecida por sua dedicação , felicidade ou empenho. Muitas delas simplesmente esquecerão tudo isso num piscar de olhos , outras lhe cobrarão ainda mais , enquanto algumas a trocarão por novas amizades, novos companheiros.
Ou aceitamos as pessoas como são ou entraremos em relacionamentos desgastados e permeados por frustrações e discussões inúteis. Aja a favor de si mesma. Não nutra desejos de ser aceita por todos. Conserve a fidelidade à essência de suas verdades ,dê importância a quem tem importância. Claro que devemos idealizar um futuro de realizações que nos levem à satisfação pessoal e profissional , mas é preciso adotarmos uma postura ativa , impulsionada por idealizações possíveis de serem alcançadas de acordo com o que temos e somos , sem abrir mão de nossas verdades. Esperar do outro o que está dentro de nós , fatalmente nos trará uma série de decepções .
Nós somos responsáveis por nossa vida, por nossas dores e alegrias, ou seja, podemos esperar sim, mas de ninguém mais do que nós mesmos.
Marcel Camargo (editado)