Quem tem o potencial para fazer algo grande ?
by Pixabay

Quem tem o potencial para fazer algo grande ?

Seja no aprimoramento de nossa carreira ou na formação de uma equipe, normalmente buscamos elementos como, boa formação acadêmica, experiência em grandes empresas, habilidades de relacionamento, e etc.

Porém existe uma característica tão importante quanto estas, ou até muito mais importante, que nem sempre observamos adequadamente.

ADAPTABILIDADE, ou seja, o quanto somos capazes de nos adaptar a grandes e/ou inevitáveis mudanças. Isso sim acredito ser o mais importante, até porque a capacidade de se adaptar por si só é uma forma de inteligência.

Afinal o mundo está acelerando cada vez mais e nos forçando a reagir, seja por conta de automações, globalizações e até mesmo nas formas de relacionamento. Cada um de nós, além de empresas, grupos e governos estamos sendo cada vez mais forçados a lidar com mudanças constantes.

E como avaliamos a nossa capacidade de nos adaptarmos ?

Não pense no passado ou no que já fez, mas pense no que faria se algo acontecesse, se a sua renda cessasse subitamente, isso irá forçar o seu cérebro a pensar em várias versões possíveis do futuro e a sua capacidade de se antecipar e lidar com elas é um grande diferencial.

Essas simulações são uma espécie de laboratório seguro, que mostram como usamos o que aprendemos para lidar com cenários futuros, ou seja, como nos adaptamos e encontramos o sucesso no caos.

Quando trabalhava na Credicard desenvolvíamos planos de contingência para os cenários mais diversos e improváveis, e isso com certeza poupou alguns milhares de dólares em mais de uma ocasião.

Você conhece de verdade as ameaças à sua carreira e\ou a sua empresa ?

Fiquei surpreso ao saber que no ano 2000 John Antioco, CEO da Blockbuster, foi procurado por uma pessoa que oferecia uma parceria para melhorar os negócios da Blockbuster, entretanto John não viu aquela proposta como algo interessante, afinal todas as suas lojas eram altamente rentáveis e não precisavam daquilo.

O homem que trazia a proposta era Reed Hastings, o CEO da Netflix. Na visão de John Antioco, a Netflix parecia uma grande piada, um negócio que nunca seria rentável.

Pouco mais de 9 anos depois desta reunião a Blockbuster pedia falência, enquanto a Netflix faturava mais de 16 bilhões de dólares.

O CEO da Blockbuster estava tão focado no seu bem sucedido negócio que não observou as mudanças que se aproximavam, e assim o seu sucesso não permitiu que ele enxergasse o que estava para ocorrer e se adaptar aquilo.

Nunca se apaixone demais pelas suas conquistas, mas continue procurando incessantemente o que pode matar seu negócio e sua carreira.

A capacidade de se adaptar pode ser melhorada, e isso é empolgante, não importa o tempo que leve, isso faz parte do nosso DNA . Tudo isso pode lhe preparar para as próximas grandes mudanças, e colocar você no controle. Afinal essa capacidade e a velocidade em se adaptar serão os grandes diferenciais no sucesso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Alexandre Ribeirinho

  • Como lidar com prazos ?

    Como lidar com prazos ?

    Quase tudo em nossas vidas tem o fator prazo ( ou tempo ) como um requisito básico, e muitas vezes, é o principal…

    1 comentário
  • Novas idéias de gestão na China

    Novas idéias de gestão na China

    É inegável que os produtos produzidos na China estejam ganhando cada vez mais espaço no comércio internacional, na…

    2 comentários
  • Herói ou Líder ?

    Herói ou Líder ?

    A grande maioria de nós busca ser um bom líder, seguido por uma equipe dedicada, e sempre tomando as decisões certas…

    1 comentário
  • Liderança e Inovação

    Liderança e Inovação

    No início do século 20 a busca pela invenção de uma máquina que pudesse voar era uma das grandes prioridades do governo…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos