Quer mudar a sua vida de uma vez? Entre na categoria dos realizadores.

Quer mudar a sua vida de uma vez? Entre na categoria dos realizadores.

Comecei o ano de 2019 cheio de vontade de realizar ainda mais do que no ano anterior. Sou muito grato e orgulhoso pela jornada que faço na minha vida. Na esfera profissional, desde 2005 todo ano é sempre melhor que o anterior graças aos resultados e conquistas que acontecem a cada ano.

Todo mundo começa o ano com muita vontade de fazer dele o melhor ano de suas vidas. Mas veja essa história que vou te contar, acredito que ela irá se aplicar a, pelo menos, 90% das pessoas que lerem esse texto.

Eu, como todos os anos, planejava objetivos que me fariam melhor, mais feliz e mais pleno. Objetivos de quantidade de livros a serem lidos por mês, de atividades físicas por semana, de tempo de qualidade com a família, quais destinos visitar nas viagens e por aí vai. De uns 4 anos para cá sempre faço uma lista minha e da minha esposa com as metas do ano. E sempre revisito a lista do ano anterior para verificar o que foi realizado e o que não.

Uma das coisas que defini para 2019 era a de me inserir no mundo digital. Não era muito engajado em nenhuma rede social. Frequentava às vezes o Instagram e o LinkedIn, e nada mais. Não era um hábito e não me identificava muito com elas. Não curtia. Mas, em fevereiro, durante as férias, me inscrevi em um curso de marketing digital para cumprir a meta de 2019. Gosto muito de aprender coisas novas e sentava empolgado para estudar. Esperava minha filha e esposa dormirem para começar com as anotações, e registros do conteúdo que me ajudam no processo de aprendizagem. Mas o que mais me chamava a atenção é que além do conteúdo técnico do curso, tanto o instrutor como as pessoas que apresentavam cases da metodologia estavam muito alinhados em relação a um conceito específico. O de que para aprender algo novo, a maneira que as pessoas que mais se destacam e tem grandes realizações usam é a de ir colocando em pratica, rapidamente, o que estão estudando. 

Lembro que apresentaram 3 categorias de pessoas. Uma categoria que gosta do oba oba. Estuda, frequenta feiras, cursos e workshops apenas para estarem no meio dos outros construindo network. O objetivo dessas pessoas é conhecer quem sabe.

Falaram também do perfil que planeja fazer coisas novas e adquirir novas habilidades e conhecimentos para um projeto ou empreendimento e buscam os melhores conteúdos disponíveis. Quando consomem esse conteúdo buscam os próximos e se preparam muito, mas muito mesmo! Se preparam tanto que nunca param de tentar se desenvolver mais um pouco antes de começar a colocar o conhecimento em prática e acabam não realizando nada. Confesso que me vi nesse perfil.

Mas a terceira categoria, a que me encantou e ativou em mim algo que mudou o meu ano e é a grande mudança para mim em 2019, diz que existem pessoas de grandes resultados e realizações que a medida que vão estudando e aprendendo algo já começam logo a colocar em prática. Começam a realizar. Isso reforça e consolida o aprendizado em um nível profundo. Todo novo conhecimento provoca em nós uma curva de aprendizado, um tempo de maturação para dominarmos o conteúdo. Colocando o conhecimento recém adquirido em prática nós aceleramos muito esse tempo.

Uma frase que escutei muito nesse curso é "Nenhum planejamento resiste ao campo de batalha!". Ou seja, não adianta estudar e estudar, planejar e planejar, aperfeiçoar e aperfeiçoar um produto, uma ideia ou um projeto, mas nunca colocar eles em teste. Nunca levar para o campo de batalha. Porque é quando você implementa que vem os imprevistos e variáveis não planejadas. A interação com o mundo real que vai moldar verdadeiramente o que você está fazendo.

Para mim, caiu como uma bomba notar que estava na categoria 2, de quem sempre quer se preparar um pouco mais para começara a fazer algo com perfeição, mas muitas vezes ficar com os projetos na lista de desejos do ano e não realizá-los. E perceber que a categoria 3, que a saída para ser um realizador, é ser uma pessoa que começa a realizar enquanto se prepara. Foi como se eu estivesse em um quarto escuro sem saber onde é a saída e de repente alguém abre uma porta que traz uma luz para dentro do ambiente e te mostra o caminho para sair da escuridão! Foi incrível!

De lá para cá comecei a praticar muito essa ideia. Inclusive, os projetos Analista a Executivo e Líder ou Chefe nas mídias sociais são frutos disso. Parei de só planejar e idealizar algo perfeito para começar a fazer e a ajustar a rota no campo de batalha. A perfeição não existe. Se você for esperar por ela para começar a fazer algo, nuca fará nada! Se dê um prazo para preparar algo e busque o melhor dentro daquele prazo. Mas quando a data chegar implemente o que tem. Você terá a melhor versão possível dentro do prazo aceitável e irá parar de se iludir com a perfeição.

Esse conselho serve para tudo na vida! Mas especificamente para a carreira, você já parou para pensar quantas boas intenções tem, mas fica adiando porque quer se preparar melhor, estudar alguma coisa ou esperar o momento perfeito, mas essa hora não chega? Pode ser uma conversa com o seu chefe, uma apresentação, uma mudança no layout da empresa, uma nova tecnologia, qualquer mudança. Creio que você irá se lembrar, no mínimo, de uma coisa. Então, pare com isso, vá lá e realize.

Por fim, assisti a um documentário fantástico da Brené Brown, no Netflix. Ele fala como a vulnerabilidade é importante nas nossas vidas. Como se expor e ter a iniciativa para realizar torna as pessoas mais felizes e plenas. Tem muita conexão com o texto e recomendo!

Quer crescer? Para de só planejar e comece agora a realizar!

Julio Herdy Costa

Veja as competências que vão te ajudar a crescer na carreira!

www.analistaexecutivo.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Julio Herdy

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos