Quer saber como foi o South Summit Brazil Porto Alegre? Vem cá, a Global AD te conta!

Quer saber como foi o South Summit Brazil Porto Alegre? Vem cá, a Global AD te conta!

O South Summit é um encontro global de startups, empresas e investidores — e um dos principais eventos de inovação do mundo. A grande participação do público fez o South Summit Brazil Porto Alegre começar com tudo. Nem mesmo a chuva que caía sobre a cidade foi capaz de impedir que cerca de 20 mil pessoas de mais de 50 países circulassem pelos pavilhões do Cais Mauá nos três dias de evento. 

Quem esteve por lá aprendeu muito sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo. Além desses temas, no primeiro dia, também se falou muito sobre sustentabilidade, economia, diversidade e, principalmente, networking.


Sustentabilidade e inclusão no primeiro dia de South Summit

A palestra “Desbravando um futuro sustentável”, ministrada pelo Vice-Presidente do conselho do grupo Boticário, Artur Grynbaum, e pelo CEO e Founder da Numerik, Eduardo Lorea, abriu as discussões de temática ambiental no South Summit. A Arena Stage, palco localizado no Pavilhão 6, também recebeu palestras sobre economia circular, agricultura regenerativa e alimentação saudável. 

No Marketplace, localizado no Pavilhão 5, aconteceu a exposição de ideias e projetos, além de palestras sobre disrupção através de dados, mudanças no comportamento de consumidores, diversidade e inclusão. Também foram debatidos os conceitos de blockchain e ESG (Environmental, Social and Governance — uma espécie de “pacto corporativo” pelo desenvolvimento sustentável).


Segundo dia: levar o foco das máquinas (Indústria 4.0) para os humanos (Indústria 5.0)

Se no primeiro dia do evento houve diversas palestras para falar sobre ESG, sustentabilidade e diversidade, no segundo dia o foco foi em inovação, empreendedorismo e o futuro dos negócios. Discutiu-se a relação destes conceitos com a indústria, o agronegócio e o setor público.

Apesar de muito voltadas à temática de negócios, as palestras do segundo dia de evento pensaram no indivíduo como parte das soluções. Ter as pessoas no centro da inovação é um movimento global intenso, como foi possível perceber na palestra “Indústria 5.0: Foco no ser humano e no planeta”, comandada pelo Diretor de Inovação e Tecnologia de Produtos na Radon, César Augusto Ferreira, e pelo Professor da IE University, Newton M. Campos. 

Empresas que não direcionarem seu olhar para essa questão poderão não sobreviver à nossa era, em que tudo acontece com muita velocidade.


O poder das startups no último dia de South Summit

Ao longo dos três dias de South Summit, além das palestras que aconteciam em vários palcos de maneira simultânea, também houve uma competição entre 900 startups. Elas apresentaram seus projetos para potenciais investidores e 50 delas avançaram à fase final. 

As palestras sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e negócios continuaram, mas todos os olhos estavam, de fato, voltados para a premiação das startups vencedoras. Ao todo, 90 fundos de investimento distribuíram uma carteira de US$ 65 bilhões para os selecionados.


Aplicando os aprendizados ao mercado de comunicação e marketing

É como sempre falamos para os nossos clientes: não basta apenas investir em inovação, é preciso caminhar rumo à inclusão, ter a diversidade como um pilar e pensar de maneira sustentável. A geração Z, antes de tomar qualquer decisão, procura saber qual papel as empresas desempenham na sociedade e no planeta.

E, enquanto ela ganha cada vez mais espaço no cenário virtual, é preciso ter em mente a importância de comunicar aquilo que se é, de fato. Como disse Andrea Janér, Founder da Oxygen, na palestra “Tudo o que vai, volta: Economia Circular”, as empresas precisam fazer antes de falar.

Os assuntos abordados no South Summit Brazil Porto Alegre são atuais e de extrema importância para visualizar o futuro da indústria, da tecnologia e das startups. Depois dos três dias de evento, aprendemos lições valiosas e agora podemos ter certeza que, no contexto da Indústria 5.0, a sustentabilidade, a inclusão e a participação humana ocuparão um papel de protagonismo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos