Quer sobreviver ou criar novas oportunidades?
Observamos e escutamos diariamente que tudo vai mal, mercado financeiro, balança comercial, dólar em alta e o consumo interno em pleno declínio. Mais e aí, nós empresários o que devemos fazer? Cortar custos? Fechar? Como decidir o que deve ser feito?
Se a sua empresa está bem estruturada com um planejamento estratégico baseado em indicadores internos e externos muito provavelmente passará por momentos como o cenário atual sem grandes riscos, com dificuldades sim, mas os impactos serão amenizados já que a empresa está preparada.
Infelizmente nesse momento o empresário que não está preparado e não pensou a médio e longo prazo e continua administrando a sua empresa pelo fluxo de caixa vai tomar decisões baseadas no caixa, sem planejamento e é exatamente nessa hora que ele começa a cortar e o primeiro da lista normalmente é a área de Marketing, o budget de investimento em comunicação se não zera e demite toda a equipe fica bem próximo de fazê-lo.
Mais e aí, não dizem que “a propaganda é a alma do negócio”? O que fazer então? Como fazer?
Primeiro: O Profissional de Marketing nunca pode ser contaminado pelo ambiente, cenário ruim ou cenário bom, ele tem que estar capacitado e pronto para atuar nos dois momentos, mas isso normalmente não acontece, e por quê? Ele está mergulhado na operação da empresa e no cenário pessimista que se esquece de sair de dentro da sua sala, atravessar a rua e observar, analisar e tomar decisões que façam com que a empresa seja rentável, buscar outros mercados e outras formas sustentáveis para aumentar as vendas.
Segundo: Planejar, executar e controlar. Essas são as premissas de qualquer atividade, seja profissional ou pessoal, somente buscando a excelência nas três que se alcança o sucesso e também estará pronto a enfrentar qualquer novo desafio.
Terceiro: A tecnologia acelerou tudo e a comunicação é uma delas, existem empresas que tentarão “sobreviver” nesse momento e outras que aproveitarão o momento para criar novas oportunidades, buscar novos mercados, se adaptar ao cenário atual e continuar crescendo. E afirmo que é possível e de duas formas:
- Melhorando processos, fluxos e tornado a produção mais eficiente, e
- Comunicando.
Mais e aí como comunicar se não tenho verba?
O “especialista” irá otimizar ao máximo a verba de marketing, criará diretrizes e irá planejar a comunicação para que ela se torne mais eficaz e o resultado final de toda e qualquer ação seja convertida em novas receitas ou maior rentabilidade. É o Marketing (especialista) o responsável por pensar, planejar, executar e controlar com o único objetivo. Gerar resultados positivos para a empresa.
Data Science | Gestão de Projetos | Logística | Autor e Escritor dos livros "Prosperidade através das 07 Leis Universais" e "As Cruzadas, os Templários e a Maçonaria".
9 aNesse panorama, mais uma vez entra os Sistemas de Informação, com ele podem ser criados cenários e analisados a performance da empresa.