Quero fazer meu próprio cosmético!

Quero fazer meu próprio cosmético!

O mundo está numa crescente busca por produtos mais saudáveis, menos agressivos ao meio ambiente e feito com substâncias naturais. Isso tem gerado um aumento na busca por receitas caseiras para se fazer o próprio cosmético e até produções artesanais. É possível fazer cosméticos artesanais para consumo próprio, mas pela legislação vigente no Brasil não é permitido a venda desses produtos, conforme a Lei 6.360/76. Então cuidado! A comercialização de produtos sem registro na ANVISA é crime!

Caso você pretenda comercializar cosméticos naturais e orgânicos e assim sair da informalidade alguns requisitos fundamentais precisam ser seguidos para regularizar o seu empreendimento. Se quiser se aprofundar neste assunto, mande um inbox para nós com seu email que te enviaremos um e-book gratuito.

Mas se você pretende fazer os seus próprios cosméticos como um hobby, para uso próprio e ainda garantir que estará usando produtos sabendo a composição deles, atente-se a tomar alguns cuidados como:

  • pesquise bastante sobre os componentes que vai usar, faça cursos para ampliar seus conhecimentos;
  • compre os componentes somente de fornecedores qualificados;
  • não acredite em todas as receitas milagrosas que tem na internet. Tenha em mente que nem sempre um cosmético caseiro terá o mesmo efeito que um produto industrializado. As vezes demora mais para obter o resultado ou não é tão duradouro.
  • produtos naturais também podem causar alergias, manchas e queimaduras, por isso a importância das pesquisas e dos testes antes da aplicação.
  • tenha utensílios que serão usados especificamente para essa fabricação. Não use utensílios que já são usados na cozinha, por exemplo.
  • reserve um local que será usado especificamente para isso.
  • todo cuidado é necessário, por isso lave bem as mãos antes de começar e use luvas, máscara e touca, isso garantirá mais segurança ao seu produto e menor risco de contaminação.
  • cuidado com o prazo de validade! Produtos feitos em casa tem um período curto de validade! Então faça quantidades pequenas para usar o quanto antes. E sempre observe cheiro e aspecto, eles podem ser o seu indicativo de qualidade.
  • procure não reutilizar embalagens de outros produtos, para não haver contaminação. Dê preferência a embalagens de vidro e com bom fechamento.
  • guarde seus produtos longe da luz, calor e umidade. Cozinha e banheiro não são locais para armazenar cosméticos, por causa da variação de temperatura, o que pode causar mudanças no aspecto e eficácia do seu produto.

Mas será que podemos facilitar todo esse processo e ainda contribuir com a sustentabilidade?

Sim, isto é possível! Sabe como? Em uma farmácia de manipulação!

Sim, a farmácia de manipulação pode fazer um cosmético natural com toda segurança necessária, usando ingredientes certificados ecologicamente e ainda descartar corretamente os resíduos dessa produção!

Incrível, não é mesmo? Procure a farmácia mais próxima e converse com o farmacêutico! Ele ainda pode te indicar os melhores produtos para cada tipo de pele e cabelo!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos