"A questão que fala sobre as ideias originais."

"A questão que fala sobre as ideias originais."

O que as ideias significam para os homens?

É possível desenvolver a criatividade, ou esta é apenas um privilégio para poucos?

As coisas, pessoas e culturas estão mudando muito rápido e desta forma as empresas querem cada vez mais pessoas criativas para se adaptarem à essas mudanças, ou seja, pessoas com maior facilidade de adaptação às mudanças. A grande questão, é que estas empresas geralmente têm dificuldade de encontrar ou de desenvolver estas pessoas.

Desta maneira atributos precisam ser acrescentados a criatividade de forma que o resultado seja confiável, um desses atributos está diretamente relacionado à cultura de inovação, e a questão para a maioria das empresas, é, como inovar e ser mais criativa do que a concorrência, para garantir o sucesso através de seu diferencial competitivo?

Você sabe como expressar suas ideias criativas e ser reconhecido e bem sucedido? Sabe como inovar e agregar valor à sua empresa?

Existem muitos entendimentos sobre a criatividade, e na grande maioria equivocados, por isso o mais importante é saber como estruturar os processos criativos e adequar às suas necessidades de forma objetiva. Em primeiro lugar é preciso conhecer esses processos, o conhecimento sobre a ferramenta será aprimorado através de sua utilização e o domínio sobre ela virá com o desenvolvimento de suas próprias técnicas, ou seja, técnicas seguras e confiáveis à você mesmo em primeiro lugar, e em segundo aos seus pares.

Para as empresas o importante é saber que para ser mais inovadora e criativa além de ser uma questão de sobrevivência e sucesso é uma questão de cumprir sua missão. Uma empresa com foco em sua missão não se apega a crenças antigas, está sempre aberta e preparada para adquirir e se adaptar a novas crenças, e novos valores.

Para acelerar este processo toda a empresa deve pensar em sua missão e em como desenvolvê-la cada dia mais, de maneira diferente e criativa, trata-se de uma ação conjunta de pessoas de boa vontade, competentes, talentosas, habilidosas, e principalmente com vontade de crescer fazendo as coisas que melhor sabem fazer de forma sempre nova e criativa. Só dessa maneira é que se cria um movimento gerador da inovação.

Lembre-se, pensar da mesma forma todos os dias não é ser original, a originalidade é uma questão de fazer a diferença, e só fazemos a diferença quando nos permitimos ser originais, e isso é uma questão de foco em mudanças, foco em inovação!

Outra forma de ser original é utilizando a criatividade, e como disse anteriormente, é preciso conhecer e saber como ser mais criativo de forma segura e estruturada, pois, todo ser humano tem potencial e para cada um existe a sua própria maneira de ser criativo, o importante é conhecer e saber como desenvolver e aprimorar este potencial.

Uma maneira de se desenvolver a criatividade é utilizando as artes, ela apresenta um grande valor como gerador e facilitador criativo, porém não é o único, existem muitos outros, como por exemplo, exercícios para a mente, associações linguísticas, o relaxamento, são alguns dos muitos e diversos outros geradores que precisam ser conhecidos e experimentados para então escolher a ferramenta ideal, que poderá ser utilizada seguramente em seu desenvolvimento da criatividade, originalidade e inovação.

Outra questão que quero deixar como reflexão é sobre o desenvolvimento do potencial criativo, original e inovador coletivo, uma lição de casa para qualquer empresa que queira ser reconhecida como inovadora.

Comece pelo estímulo individual e quando atingir o seu máximo utilize o encorajamento para que tal processo seja multiplicado por ele mesmo ao seu par mais próximo, crie um ambiente de confiança, pessoas seguras se motivam a transmitir o que sabem ao outro com a intenção de ensinar e não interferir em suas escolhas, mas sim em somar, multiplicar e repartir as vitórias conquistadas, e isso, sem dúvida, é a boa prática do ganha-ganha e do ganha-multiplica.

Então o que é ser criativo e criativo para inovar?

É fazer diferente do que o outro faz, e fazer com que isso seja algo de valor e importante para alguém, de maneira que este receba, perceba, reconheça e incorpore à sua existência esses atributos, portanto, ser criativo é o primeiro passo, o segundo é inovar, e é por isso que precisa fazer sentido para a empresa este desenvolvimento, caso contrário ela não conseguirá se estruturar e se fortalecer para chegar a este nível de crescimento e atuação.

Artigo escrito por: Cilene Giacometti - Empresária e Coach em Criatividade e Inovação.

Amei seu artigo!!! No meu curso tivemos esse assunto em pauta, apesar das maiorias das empresas estarem cientes de todo esse processo de sobrevivência no mercado, muitas ainda apenas passam falsas imagens de inovação. Mas acredito que, apesar dessa resistência com o tempo e experiência elas se voltarão para este caminho!!

Isac R.

Quality Manager at Exsto Brasil - Never give up, the life is for who believe in impossible things!

8 a

Execelente percepção.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos