RABDOMIÓLISE E CROSSFIT NÃO É BEM ASSIM ☢ MAS TODO CUIDADO É BEM VINDO
Rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre por uma lesão muscular direta ou indireta. Essa lesão pode acontecer por fatores físicos, químicos ou biológicos. A fibra muscular morre e o seu conteúdo corre para a corrente sanguínea. O que acaba chegando no rim que faz a filtragem deste sangue. O que gera insuficiência renal.
A Rabdomiólise pode acontecer por pessoas que sofrem lesões em desastre como terremotos e bombardeios. Usuários de drogas como cocaína e estatinas. Pessoas que sofrem de convulsão, infecções, cirurgias e hipotireoidismo podem sofrer com esta síndrome.
Os casos de Rabdomiólise no Crossfit não é uma novidade e também não é uma novidade em outros esportes. Atletas de ENDURECE estão nas primeiras posições quando o assunto é Rabdomiólise.
Vocês lembram do caso do Junior Cigano antes de uma luta de MMA, que ele estava urinando escuro. Apenas mais um caso de Rabdomiólise.
O grande problema é o excesso. Excesso de treinamento. Neste ponto culpamos os treinadores. O Treinador tem que estar atento aos sinais e os sintomas de OverTrainning. Não podem ser isentos de culpa, quando o seu atleta acaba sofrendo uma lesão grave com essa. O negócio é muito sério.
Os casos de Rabdomiólise no Crossfit são mais comuns nos EUA, porque lá o Treinador não precisa ter uma graduação em Educação Física ou em qualquer área da saúde. Você faz um curso Level 1 e está apto para ser um "coach".
Crossfit é uma modalidade motivante e agregadora. Mas você aluno que busca um box de crossfit, verifique se os treinadores são profissionais de Educação Física e se tem como habilidade primordial o conhecimento em Treinamento Desportivo.
Não tem como ser coach de um box de Crossfit sem ser Educador Físico e sem ser realmente um Preparador Físico - conhecer de Metodologia do Treinamento Desportivo. Ainda mais que o Crossfit é uma modalidade com certas exigências.
Dentro do Crossfit existe outras modalidades como LPO - Kettlebell - Ginástica Olímpica - Endurance e por aí vai.
Conhecer essas modalidades também é primordial. Quer um box de qualidade, faça essas perguntas:
1 - O treinador é professor de EF?
2 - O treinador conhece de Metodologia do Treinamento Desportivo?
3 - Os alunos são orientados em todos os exercícios?
4 - Existem muitos casos de lesão neste BOX?
5 - Assista uma aula e veja se o coach está preocupado com a execução dos exercícios e com a integridade física de cada um, e não fica só gritando e querendo bater PR?
São essas algumas regras para você que quer treinar em um bom BOX de CrossFit.
Achamos que o CrossFit é uma excelente modalidade, mas precisa ser revisto em um monte de coisas. Principalmente na metodologia usada.
E você professor e coach de crossfit não caia na besteira de seguir os treinos que a empresa crossfit passa. Vê se o treino que eles estão passando encaixa no seu planejamento.
Você como Professor de Educação Física sabe o que é melhor para seu aluno.
Caso você tenha algo a acrescentar aqui, por favor, coloque nos comentários.
Abraços e até o próximo post.
Artigo retirado da Fâ Page Educação Física em Foco >>> RABDOMIÓLISE E CROSSFIT NÃO É BEM ASSIM ☢ MAS TODO CUIDADO É BEM VINDO