RAILS GIRLS SP 2016

Recentemente tive o prazer de participar do #RailsGirlsSP2016, evento gratuito que incentiva mulheres a ingressar no mundo da programação.

O evento aconteceu em dois dias, lá no #VivaReal. Além dos organizadores, devs se voluntariaram como coaches para ajudar as participantes a dar os primeiros passos e diminuir a barreira entre quem busca uma oportunidade e quem já teve a oportunidade e se vê naquela pessoa que está iniciando.

No primeiro dia, palestras evidenciaram o quão importante é ampliar a diversidade na área de desenvolvimento e como ingressantes e veteranos podem e precisam se empenhar para isso. Após as palestras, as participantes receberam ajuda para preparar o ambiente de desenvolvimento em suas máquinas.

O segundo dia começou com palestras para apresentar a sintaxe do Ruby. Foram formados times, onde cada time discutiu a ideia do seu projeto e começou a programar de fato com orientação dos coaches.

Ao fim do dia, os projetos foram apresentados e ficou nítido quão realizador foi para as participantes aprender a programar: tornar suas idéias em algo real, algumas saindo com projetos para serem usados no seu dia-a-dia!!!! Foi incrível!


O que aprendi no RailsGirls e porque já quero voltar


O formato do Rails Girls é desafiador: em um curto espaço de tempo as participantes recebem muita informação sobre desenvolvimento (Git, Agile, Ruby, Rails, REST, etc ) e colocam imediatamente em prática. Como coach me esforcei ao máximo para tentar transmitir o que sabia, para que cada pessoa do meu time tivesse a oportunidade de fixar o máximo tudo o que aprendeu codando.

No momento das apresentações, foi muito gratificante ver o brilho de “Eureka” nos olhos das garotas, a alegria em produzir algo real em tão pouco tempo.

A troca de experiências também foi sensacional, alguns coaches partilharam sobre como é seu dia-a-dia ou como foi seu começo e como é importante continuar a insistir para ser uma boa programadora.

Gostaria de ter participado de um projeto assim lá atrás quando comecei a programar, mas agora, poder colaborar um pouco que seja com iniciantes foi um dos melhores momentos como programadorA.

Espero que as participantes continuem a estudar e se qualificar como desenvolvedoras, estarei sempre disponível a ajudá-las sempre que a necessidade surgir.

A toda galera da organização, aos patrocinadores e à #Locaweb que me incentivou a partilhar no evento um pouco de como foi e é a minha carreira como mulher na área de desenvolvimento, o meu Muito Obrigada!

Para quem deseja continuar os estudos ou relembrar o básico de forma rápida, deixo um link abaixo com os passos básicos para criar um projeto.

Rails Cheatsheet


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Débora Fernandes

  • Phishing

    Phishing

    Phishing é a tentativa de coletar dados – de contas bancárias, cartões de crédito ou de acesso – para obter informações…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos