Raio X da Profissão: Fotógrafo

Raio X da Profissão: Fotógrafo

“Você não fotografa só com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura”. Essa frase foi dita por Sebastião Salgado, um dos mais prestigiados fotógrafos contemporâneos, e ressalta toda a importância dessa profissão que já passou por diversas fases e transformações.

Uma dessas mudanças foi o boom da tecnologia e das redes sociais, que teve impacto direto sobre a fotografia: cada vez mais pessoas têm acesso à câmeras, mesmo que do celular, e se aventuram nos registros fotográficos, especialmente para a divulgação nas suas próprias redes.

E você, já pensou em seguir carreira na área? No Raio X da Profissão de hoje, entrevistei o mestre Helinton Andruchechen, autor do curso A Arte de Fotografar na Udemy Brasil. Chegou a sua vez de mergulhar no tema!

Udemy: A fotografia é extremamente plural e tem diversos segmentos, como a gastronômica, a de casamentos, etc. Como uma pessoa pode descobrir qual é sua especialidade? Existe algum jeito fácil?

Helinton: Olha, a melhor forma de descobrir é na prática: tentando. Experimente estilos, faça testes e, depois, foque naquele que você goste e estude bastante bastante para se tornar cada vez melhor nele.

Udemy: É necessário investir muito dinheiro para começar a fotografar?

Helinton: Isso é lenda. A técnica é mais importante do que os equipamentos. Hoje em dia, graças à tecnologia, é possível encontrar equipamentos mais básicos que produzem belas fotos, mas isso depende da sua técnica, arte e edição.

Udemy: Então você considera a tecnologia uma aliada do fotógrafo?

Helinton: Com certeza! A tecnologia é ótima aliada e não prejudica, desde que cada um saiba usufruir disso. Por mais que existam bons equipamentos, sempre quem está por trás da câmera é quem comanda na foto. O equipamento não transforma ninguém em profissional. Não adianta ter uma boa câmera se você não souber operá-la.

Udemy: Certo! Sendo assim, quais conhecimentos você considera fundamentais para um fotógrafo?

Helinton: O conhecimento de técnicas, o olhar, a capacidade de edição e a criatividade são, para mim, fatores que vão diferenciar o profissional que pensa daquele que tem apenas um bom equipamento!

Udemy: Agora, falando sobre comentários populares: muita gente diz que a fotografia é um dom. Você concorda?

Helinton: Não. Acho que, no geral, a fotografia é uma mistura de técnica e arte e todos aqueles que se dedicam e estudam têm a chance de se tornar fotógrafos, independentemente de dom.

Udemy: Por fim, qual conselho você dá pra quem quer se profissionalizar?

Helinton: Primeiramente, faça um bom curso de fotografia e de edição de fotos para descobrir e focar no estilo que te faz feliz. Não tem nada melhor que isso! Só depois invista num equipamento que te permita praticar todo o conhecimento adquirido. Quando tiver praticado bastante, aí sim busque equipamentos mais elaborados e caros. Conhecimento em primeiro lugar!

Sobre o mestre:

Helinton Andruchechen é Fotógrafo, Diretor de Arte e Criação. Tem como especialidades ilustração, fine arts, design, fotografia, música, vídeos. Principais projetos e criações: Grife ''Kamichaos Urban Wear'' focada em música e personalidades, Grife ''Carambecks Classic Wear'' focada no mundo vintage e retrô, ''Mundo Cego Art'' focada em ilustrações vetoriais e pinturas óleo sobre tela, "Ton Design" focada em criação de marcas e design gráfico, ''Meus Olhares'' focada em trabalhos fotográficos e audiovisuais, banda de rock ''Loucos Poetas'' na qual também foi autor das músicas, videoclipes e trabalhos de design.

Já segue a Udemy aqui no LinkedIn? Clique aqui e confira agora a nossa página!

Clique e confira todos os cursos da Udemy.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos