Raridade em cada detalhe: veja o que torna o Quartzito Mont Blanc único
O Quartzito Mont Blanc é uma das rochas naturais mais belas e fascinantes, e é originária aqui do Brasil. Reconhecida internacionalmente, o seu aspecto único e as propriedades impressionantes fazem dela um destaque entre os quartzitos.
A seguir, iremos compartilhar um pouco sobre o que compõe o Mont Blanc, como é formado as suas características e a variedade de aplicações. Confira!
A jornada de formação do Quartzito Mont Blanc
As rochas encantadoras que vemos hoje, na verdade, começaram a ser formadas há cerca de 1.7 bilhões de anos, em um clima semiárido. Em uma paisagem composta por dunas, lagos e rios, a combinação desses elementos gerou esse quartzito singular.
O vento e as águas modelavam as dunas e carregavam a sua areia para os lagos, que, ao longo do tempo, eram soterrados, modificando a sua forma e localização. Os rios também levavam esses sedimentos, compostos principalmente por grãos de quartzo claros, sendo depositados em todo o seu trajeto até o mar.
Os eventos geológicos moldaram os grãos de areia em formas fluidas, os transformando em um elemento quente rico em sílica. Mesmo após a metamorfose causada por milênios de alteração de pressão e condições, os seus desenhos naturais ficam registrados nos veios naturais do Mont Blanc,
Esse quartzito, atualmente, é encontrado no coração da Bahia, na Chapada Diamantina. O seu processo de formação é o que garante a robustez e a durabilidade ímpares, além da beleza inigualável.
Características que distinguem o Quartzito Mont Blanc
Veja por que o Mont Blanc é tão especial:
Recomendados pelo LinkedIn
O seu processo de formação peculiar gera uma estética incomparável para o Mont Blanc, fazendo com que muitos o considerem tão belo quanto o mármore, porém, com uma autenticidade própria. Sua tonalidade branco gelo, harmonizada com os veios em tons suave de cinza, pode agregar tanto leveza, quanto suntuosidade, a depender da proposta.
Outro atributo muito valorizado no Quartzito Mont Blanc é a sua resistência. Ele é de fácil conservação, tem alto brilho, baixa absorção de sujeiras e é resistente a intempéries e mudanças climáticas, não sofrendo desgastes por abrasão.
Aplicações do Mont Blanc em projetos arquitetônicos
Exatamente por ser tão durável, essa rocha natural pode ser aplicada em uma infinidade de ambientes diferentes.
Muito usada no revestimento de paredes internas, como em cozinhas, salas e até banheiros, ela também garante praticidade e elegância a fachadas. Além disso, é uma ótima opção para mesas, bancadas e parte externa de lareiras, brilhando tanto como protagonista, quanto como coadjuvante nos ambientes.
O Quartzito Mont Blanc harmoniza perfeitamente com elementos de diversos estilos, pela sua cor neutra e suave. Portanto, combina, com outros tipos de rochas, com madeira, com cimento queimado e outros materiais lisos e de diversos tons.
Em um projeto com foco em tons escuros, o Mont Blanc se torna o destaque. Por outro lado, deixa ainda mais leves os espaços claros e minimalistas.
Aqui, na Decolores, essa joia natural está disponível em três acabamentos diferentes: polido, escovado e levigado. Cada um é ideal para diferentes aplicações, garantindo ainda mais possibilidades de uso.
Conheça melhor o Mont Blanc e outras rochas belíssimas
Confira os conteúdos do nosso blog para saber um pouco mais sobre o fascinante universo das rochas naturais para uso arquitetônico! Leia outros artigos aqui.