A razão para ler: "How Big Things Get Done"
Imagem Wilson Krieger

A razão para ler: "How Big Things Get Done"

Primeiramente, devo um agradecimento ao Andre Choma pela indicação do livro e por ter sido contemplado no sorteio de um exemplar para seus alunos da turma do GPI/FEL. Inclusive, já entrevistou o Bent Flyvbjerg, em seu podcast, professor de Oxford conhecido como "o principal especialista em megaprojetos do mundo".

O livro "How Big Things Get Done" ou "Como Fazer Grandes Coisas", na edição em português, de Bent Flyvbjerg e Dan Gardner , mergulha nas complexidades da gestão de projetos, oferecendo insights sobre os fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de empreendimentos diversos, desde renovações residenciais até exploração espacial.

Ao longo do livro, Flyvbjerg e Gardner ilustram seus pontos com uma variedade de estudos de caso. Por exemplo, eles exploram as complexidades do projeto do Aeroporto Internacional de Denver, como o projeto foi gerenciado, os desafios que surgiram e as estratégias que foram empregadas para garantir seu sucesso. Eles também analisam os fracassos do Ópera House de Sydney e o Big Dig em Boston, tirando lições desses que podem ser aplicadas a projetos futuros.

Neste sentido, os autores exploram a importância de aprender com os fracassos, oportunizando numerosos exemplos de projetos que falharam devido a vários fatores e destacam as principais lições que podem ser aprendidas com essas falhas. Isso é um lembrete importante de que o fracasso é uma parte inevitável do processo de gerenciamento de projetos e a chave é aprender com as experiências, melhorando assim projetos futuros.

Outro ponto do livro é o papel da política na gestão de projetos. Os autores destacam a importância de entender o contexto político no qual um projeto está ocorrendo e o impacto que isso pode ter no sucesso do projeto. Eles fornecem exemplos de como a política pode impactar nos resultados, desde os financiamentos públicos até a alocação de recursos e o papel dos interessados na tomada de decisões.

Mas o grande diferencial desse livro, é que não se trata de mais um "case" de projetos. Com base em anos de estudos e um robusto banco de dados de projetos multisetoriais, ao logo do desenvolvimento do livro, por meio de dados quantitativos, os autores fundamentam diversos resultados que certas práticas para tomada de descisão, como ignorar a "Curva de Calda" é uma delas.

O "How Big Things Get Done" oferece "insights" excelentes sobre o mundo da gestão de projetos. O estilo de escrita é acessível, os estudos de caso são envolventes e os exemplos práticos tornam esse livro uma grande referência para pessoas envolvidas em gerenciamento de projetos.

Uma leitura obrigatória para gerenciar de forma eficiente grandes projetos!


#FEL

#GestãodeProjetos

#DanGardner

#BentFlyvbjerg

#AndreChoma

#HowBigThingsGetDone

#ComoFazerGrandesCoisas


Rodrigo Conor

Gerente de PMO I PMO Manager I Modelos de Gestão I M&A e Novos Negócios I Estruturação Escritório de Projetos I Gerente de Projetos

8 m

O livro é muito bom. Já compartilhando boas histórias com o time.

Andre Choma

Consultoria | Host do Capital Projects Podcast | Gestão de Projetos e Portfólio | Metodologia FEL | Gestão de Contratos

8 m

Excelente, Wilson Krieger Junior!!! Esse livro é uma leitura obrigatória para GPs, equipes e Executivos que trabalham com projetos!!! Ótima recomendação!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos