RAZÕES PARA PROMOVER O EXERCÍCIO FÍSICO NO LOCAL DE TRABALHO
Ficar sentado ou em pé durante muito tempo acarreta vários riscos para a saúde. Para os reduzir, os trabalhadores devem adoptar rotinas de trabalho saudáveis. Isto significa um estilo de vida e um comportamento igualmente saudável no trabalho. O movimento e o exercício são uma parte importante da luta contra o sedentarismo e uma importante medida de prevenção contra lesões musculoesqueléticas (LME). Há evidências crescentes de que a prática de actividade física no local de trabalho também podem influenciar positivamente a prática de exercício físico fora dele. Treze por cento das actividades físicas ocorrem no trabalho e considera-se que os empregadores estão em boa posição para sensibilizar e capacitar os trabalhadores para serem mais activos no local de trabalho através de uma série de intervenções.
Vantagens de se exercitar
A seguir descreve-se a razão pela qual a prática de exercício físico é uma medida de prevenção de LME e não apenas uma forma de promoção da saúde.
O estilo de vida sedentário pode resultar em vários problemas de saúde, como por exemplo, a diabetes tipo II e a problemas cardiovasculares. Ficar muito tempo em uma postura fixa pode provocar dores nos trabalhadores com doenças artríticas ou reumáticas.
Sua melhor postura é sua a próxima postura
Os locais de trabalho devem ser projetados tendo em mente o movimento. O corpo não foi “concebido” para ficar em posturas estáticas durante longos períodos de tempo. Quem trabalha não deve estar sentado o dia inteiro a olhar para um monitor, o corpo precisa de movimento.
As vantagens da alternância de posturas e do trabalho dinâmico são claras. A saber:
Além do efeito positivo para a saúde, a ginástica laboral ajuda a melhorar o desempenho, a produtividade e a satisfação no trabalho.
Importância de promover a movimentação e a prática de exercícios no trabalho
Os riscos para a saúde associados ao trabalho sedentário não podem ser totalmente compensados pelo exercício físico nos tempos livres. Assim, é importante distribuir o exercício durante o dia, incluindo o exercício no trabalho, em vez de se fazer tudo numa única sessão fora dele. Considera-se que uma grande percentagem de trabalhadores não pratica exercício físico suficiente durante os tempos livres. Isto tem um efeito adverso na saúde dos mesmos e pode resultar em custos institucionais devido a licenças por doença. Embora isto possa parecer uma questão individual, os empregadores podem promover mais movimento e exercício na rotina diária de trabalho, bem como incentivar o exercício durante o tempo livre.
Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho
2 dTema muito pertinente.