Razões para recusar uma proposta de emprego em tempos difíceis.
Dizer não para propostas de emprego por incrível que pareça, está cada dia mais comum, no entanto, é importante um diálogo aberto para que você não se prejudique e mantenha ainda as portas abertas para o futuro.
1. A vaga não se encaixa nos seus objetivos
Por mais interessante que seja a proposta de emprego, talvez você perceba que a vaga não se encaixa no seu plano de carreira.
Por exemplo, você pode concluir que o cargo não oferece as perspectivas de crescimento desejadas, ou não trará a experiência que você precisa para avançar.
Então, você tem duas opções: aceitar a proposta sabendo que não ficará totalmente satisfeito com esse caminho ou rejeitá-la e ir em busca dos seus objetivos reais.
2. Você não se identificou com a empresa
Hoje, o fit cultural é um dos critérios mais importantes para empresas e profissionais, pois representa seu grau de identificação com os valores da organização.
Se, durante o processo seletivo, você sentiu que não combina com a cultura da empresa, é melhor não insistir na vaga.
Afinal, você não vai querer trabalhar em um ambiente que não tem nada a ver com o seu perfil — e ainda prejudicar a empresa com um baixo desempenho.
3. O salário não é compatível
Nem sempre o salário é o critério mais importante para escolher uma vaga, mas a oferta tem que ser compatível com as suas expectativas.
Se estiver muito abaixo da sua realidade, talvez não valha a pena tentar uma negociação.
Nesse caso, é melhor deixar a oportunidade para outro profissional menos experiente ou com uma renda mais próxima.
4. Você não atende todos os requisitos
Em alguns casos, a proposta pode estar um pouco acima das suas competências, exigindo habilidades que você ainda não possui.
É claro que sempre é possível aprender, e isso pode ser negociado diretamente com o recrutador. No entanto, pode ser que você não esteja disposto a encarar o desafio, ou que o esforço não valha a pena, dependendo do seu plano de carreira.
Quando isso ocorre, é melhor ensaiar como rejeitar uma oferta de emprego do que se arriscar em um território desconhecido.
5. Você tem algo melhor em vista
De repente, você está participando de vários processos seletivos e acaba recebendo várias ofertas de emprego ao mesmo tempo.
Isso pode acontecer, especialmente entre os profissionais mais disputados. Nesse caso, obviamente, você terá que escolher a melhor e rejeitar educadamente as outras propostas.
Como rejeitar uma oferta de emprego
Viu como existem vários motivos para aprender como rejeitar uma oferta de emprego? Então, confira nossas dicas e fique preparado para lidar com a situação.
Recomendados pelo LinkedIn
1. Verifique qual o prazo de resposta
Antes de pensar em como rejeitar uma oferta de emprego, é importante que você tenha um tempo para pensar na proposta.
Por isso, assim que o recrutador comunicar a oferta, pergunte qual o prazo para dar uma resposta definitiva à empresa.
Geralmente, você terá pelo menos um dia para dar um retorno ou tentar alguma negociação. Por isso, é importante ter certeza desse prazo para não prejudicar o processo seletivo e não correr o risco de perder a oportunidade.
2. Avalie as possibilidades de negociação
Mesmo que o seu primeiro impulso seja o de rejeitar a proposta, vale a pena pensar duas vezes antes de dar seu veredito. Afinal, não é todo dia que se recusa uma oferta de emprego, e é uma decisão delicada a se tomar.
Então, vale revisar os termos da proposta e avaliar se existe possibilidade de negociação.
De repente, você está pensando em recusar devido ao salário, mas todos os outros aspectos são satisfatórios: é uma boa empresa, com perspectivas de crescimento e um propósito atrativo.
Nesse caso, por que não tentar aumentar um pouco o valor com base nas suas competências?
3. Tome a decisão o mais rápido possível
Todo esse processo de decisão tem que ocorrer o mais rápido possível, pois a empresa depende da sua resposta para preencher a vaga.
Se você já bateu o martelo para o não, pense que cada minuto que passa é tempo perdido para o recrutador. Então, assim que esgotar as possibilidades, comunique imediatamente a empresa.
4. Rejeite a oferta por escrito
A melhor forma de rejeitar uma oferta de emprego é por escrito, para registrar e formalizar sua recusa.
Então, você deverá enviar um e-mail ao recrutador justificando sua escolha e agradecendo pela oportunidade.
5. Agradeça e deixe as portas abertas
Uma das maiores preocupações sobre como rejeitar uma oferta de emprego é acabar queimando seu filme com a empresa e prejudicar sua imagem no mercado.
Entretanto, desde que você seja honesto e cordial, é uma situação absolutamente normal e não deve ser encarada com receio ou constrangimento.
Para acertar na mensagem, tenha os seguintes cuidados:
Uma dica: evite citar propostas de outras empresas na sua justificativa, para não causar desconforto com comparações de salários, por exemplo. Não é tão difícil assim, não é mesmo?
Wagner Sousa – Gestor de Carreiras
Fonte: Revelo
Especialista em Manutenção/Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Automação Industrial/ Eletromecânico e Eletricista Industrial e Predial. Instrutor de Cursos Profissionalizantes.
2 aTrabalhando, fui chamado para três empregos, recusei um e estou decidindo em qual dos dois seguir...
Internacionalista, escritor, administrador e empreendedor.
2 aQue mundo é este?Estouna sêca há 04 anos em todos os sentidos! Estou apelando até a SUDENE! KKKK
Graduando Engenharia Ambiental e Sanitária Especialista em Segurança do Trabalho | Higiene Ocupacional | Assistente de Perícia Trabalhista
2 aBom Wagner, só recuso uma vaga em tempos difíceis se isso gerar algum desconforto junto a minha família, pois faço tudo em volta de organização para minha família.
Almoxarife|Logística|Expedição|Estoque|Assistente de Logística|Transporte|
2 aSuper importante esse texto, obrigado por compartilhar!!
Mãe, publicitária, empreendedora e escritora.
2 aMuito bom seu artigo! Compartilharei o link na minha plataforma (engaging.com.br) para que mais pessoas se beneficiem desse conteúdo! Obrigada.