A realidade de uma vida comum:
A entrada no desconhecido

A realidade de uma vida comum:

As histórias sempre começam com personagens que eventualmente encontram um problema em seu caminho, sendo chamados diretamente ou indiretamente para resolvê-lo. Logo depois, entre idas e vindas, ocorre o que geralmente é chamado de "chamado para a aventura", quando esses personagens têm a escolha de explorar um universo de incertezas, opções e desafios para investigar, resolver ou simplesmente vivenciar o que está acontecendo.

Nesse sentido, percebemos que, inevitavelmente, não há como escapar. Em todas as histórias, seja em filmes, mitos ou contos, se há um problema e um personagem, ele não pode ignorar a realidade. Às vezes, há uma força clara na tentativa de evitar encarar a situação, mas mesmo assim não há como escapar. Eles são empurrados do penhasco e não conseguem se segurar em nada; o que resta é a queda, e durante essa queda, a preocupação é se vão sobreviver enquanto simplesmente caem.

Surge então a questão: por quê?

Eu nunca caí de um penhasco e não sei se conseguimos pensar claramente nesse momento, nem quanto tempo conseguimos manter a consciência. A única certeza é que antes de cair, sabemos que vamos cair.

No dia a dia, isso não acontece frequentemente com nossas próprias vidas? 

Somos constantemente lançados para enfrentar diversas alternativas e problemas. Isso significa que nossa capacidade de escolha e decisão é completamente incontrolável. Os eventos diários e mudanças ao nosso redor impactam diretamente nossa trajetória.

Eu acredito que podemos escolher algumas coisas, sim, mas mesmo assim devemos estar abertos às mudanças e aceitar que a qualquer momento podemos ser empurrados para o abismo. E aqui não necessariamente o abismo necessita ser representado como algo bom ou ruim, mas simplesmente uma situação onde não temos muita escolha senão seguir o fluxo que nos é mostrado.

Podemos escolher quem seremos, nossas virtudes, como tratamos os outros, o que fazemos diariamente. No entanto, nosso destino está totalmente ligado às opções que o universo e o destino colocam à nossa frente, e muitas vezes seguimos esses caminhos sem poder escolher ou resistir.

O que é natural não pode ser totalmente controlado. Aceitar o que é e como é, talvez seja a opção mais sábia. Isso já era dito pelos filósofos há muitos anos, mas sempre tentamos encontrar algo para evitar o inevitável. O que acredito ser importante é entender que existem coisas que não são boas para nós e que sim, essas coisas não devemos somente aceitar, mas sim se nos é prejudicial de alguma forma, achar uma solução e não simplesmente se jogar na melancolia e tentar colocar desculpas no que é natural mas também assumir as responsabilidades que temos perante apenas uma afirmação: 

Devemos abraçar todas as circunstâncias da vida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Martins

  • O que me impede de alcançar meus sonhos?

    O que me impede de alcançar meus sonhos?

    Será que sou muito introvertido, tenho um ego enorme, acho que tudo está errado? Será que é incompetência, falta de…

  • Uma Reflexão sobre Decisões e Consequências

    Uma Reflexão sobre Decisões e Consequências

    "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe;…

  • Não posso ter tudo o quero. É a realidade.

    Não posso ter tudo o quero. É a realidade.

    Um dos maiores aprendizados e uma das maiores dores é entender que não posso realizar tudo o que desejo. Na verdade…

  • O questionamento que traz a resposta para quase tudo.

    O questionamento que traz a resposta para quase tudo.

    Acredito firmemente que, nos anos em que me preparei para a prova de triatlo, enfrentei a perda do meu pai e comecei a…

  • O significados das escolhas

    O significados das escolhas

    Você está insatisfeito com alguma coisa que está acontecendo em sua vida? Você acha que existem coisas em sua vida que…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos