Reaprendendo React
Nessa última terça-feira, enquanto publicava e revisava os vídeos de standup paddle que gravara no final de semana, fui surpreendido com um anúncio no meu feed do Instagram! Tratava-se de um banner da @rocketseat anunciando que estava ocorrendo um evento Next Level Week (#NLW4). Já havia participado de um no passado, e tinha gostado do conteúdo apesar de que naquela ocasião, eu não tive tempo para assistir as aulas e desenvolver o desafio.
Porém, dessa vez estavam anunciando que o evento seria segmentado em trilhas, e que o app do desafio seria mais aprofundado, então resolvi me inscrever na trilha de React, mesmo q atrasado. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que minha stack tecnológica principal é o Angular, ferramenta na qual desenvolvi profundo conhecimento. Mas o post-it do React já está a alguns meses sobre a mesa e resolvi eliminar essa tarefa.
Já tive contato com react no passado, e na época optei por descartar essa tecnologia pois estava muito imatura. Ainda é cedo para julgar, mas estou gostando bastante de como o react evoluiu. As aulas são quase que uma conversa, explorando os principais conceitos da ferramenta com exemplos práticos.
Apesar de ter alguns pontos que ainda não estão ao meu agrado, como a solução para modularização do css, eu preciso dizer que adorei a forma como resolveram a transição de estados e os ciclos de vida do componente com as apis de useState() e useEffects(). A única api que ainda acho que poderia melhorar é a api de contextos useContext(), que acredito que poderia evoluir muito com o uso de Observables. Porém já é um avanço significativo em relação as soluções baseadas em Redux.
Até o momento estou satisfeito tanto com meu progresso na ferramenta, quanto com a qualidade dos vídeos.