Recalcule a rota da sua carreira profissional
Em um mercado de trabalho fugaz, aonde as expectativas profissionais vêm buscando um lugar maior na vida dos profissionais, é natural que as prioridades mudam conforme a evolução do mercado, especialmente quando falamos sobre carreira profissional. Mas quando é o momento ideal de recalcular a rota da sua carreira?
Mudança de carreira independente do momento não é uma tarefa fácil e requer um posicionamento pautado no autoconhecimento, experiências, competências e coragem. É importante identificar o momento certo para realizar essa transição de carreira e reconhecer as oportunidades do mercado externo.
Abaixo podemos identificar alguns motivos:
• Estagnação – Sentir – se estagnado é um dos motivos que paramos para analisar a carreira profissional, o momento em que percebemos que a carreira paralisou e não tem mais opção de crescimento ou desenvolvimento, a ausência de conhecimento e desafios é um alerta para buscar uma nova oportunidade no mercado.
• Falta de propósito – Não se trata de fazer o que gosta no trabalho, mas de realizar uma atividade com propósito. Trabalhar sem sentido e objetivo é desmotivador e frustrante para o profissional, atuar em empresa que não agrega valor e conhecimento é desestimulante.
Recomendados pelo LinkedIn
• Ambiente e liderança tóxica – O ambiente saudável faz toda a diferença para uma rotina de trabalho constante e trás leveza para o dia a dia. Um ambiente e liderança que não respeita e prioriza o profissional causa danos da saúde mental e física, causando estresse, ansiedade e desmotivação, sendo outro ponto de alerta para uma nova oportunidade.
• Falta de reconhecimento - O reconhecimento pelo trabalho exercido, junto com feedback faz com que o profissional tenha ciência do seu trabalho e direcionamento do caminho que está seguindo. A falta de reconhecimento é frustrante no sentido de o profissional não ter o trabalho reconhecido, buscar o desenvolvimento e não ser valorizado, neste caso entende se que o trabalho não está agregando em nada para empresa.
Uma pesquisa do LinkedIn revelou um intenso movimento no mercado de trabalho brasileiro. Até o final do ano passado, 60% dos trabalhadores no país consideraram mudar de emprego, e 20% já estão ativamente buscando novas oportunidades. Esse levantamento, que incluiu 23 mil trabalhadores globalmente e 1300 brasileiros, destaca um crescente movimento de transição de carreira impulsionado pela busca por realização pessoal e bem-estar no trabalho.
Isso significa que os profissionais estão buscando o seu desenvolvimento, fazendo o planejamento de carreira focando nas suas habilidades, em busca de uma oportunidade compatível com as competências adquiridas ao longo da carreira e essa é uma pratica que será cada vez mais comum, uma vez que o mercado está avançando e os profissionais acompanhando e compreendendo a oportunidade de crescimento.
Refletir sobre a necessidade de se reinventar, reconhecendo a importância de valorizar e priorizar a sua carreira profissional e sair da estagnação e procrastinação é o primeiro passo para o novo rumo profissional. Vai precisar traçar um plano e ter coragem para executá – lo.