Reciclando idéias, descartando atitudes (erradas)

Reciclando idéias, descartando atitudes (erradas)

Trabalhar na área de meio ambiente no Brasil não é algo fácil. Trabalhar com gerenciamento de resíduo é ainda mais complicado. Principalmente se não estamos dizendo de uma empresa grande, com uma imagem a zelar.

Por uma razão sempre questionada: "Eu vou gastar dinheiro para jogar o meu lixo fora?" E a resposta é simples: "Sim, meu caro. Se quer participar de licitações de grandes empresas, quer ganhar mercado nacional e internacional, quer ser reconhecida como empresa responsável, quer ter a tão almejada (dentre outras) certificação da ISO14001 (gestão ambiental)...sim, você vai gastar! Não para jogar seu lixo fora, mas sim para o seu lixo não ser um problema para o meio ambiente."

É sempre nesta parte que o profissional de meio ambiente tem mais problemas. Convencer a empresa a gastar dinheiro para jogar seu lixo no lugar certo.

A questão é: Por que existem opções para descarte de resíduos que não são certas? Pior..muito mais baratas (lógico!).Ainda pior...não são ilegais!

A lei da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (desde 2010), proíbe os lixões, bota-fora ou afins. Ainda existem. E são o destinos de resíduos de muitas empresas. Empresas legalizadas, transportam resíduo para lugares ilegais.

Uma empresa que não almeja ser maior do que é, não quer saber desse papo de sustentabilidade ou respeito ao meio ambiente...vai escolher qual opção?

O custo de descarte (correto) de resíduos é muito alto. Mas o custo de não fazê-lo é ainda maior. E isso vale para todas as empresas. As maiores empresas impactam mais, as menores, menos, mas todas impactam.

Bem...entre jogar o resíduo no lugar certo ou não, vale uma premissa máxima...REUTILIZAR, REDUZIR E RECICLAR!

 

Vitor Werneck

Aumento a performance da sua empresa através dos dados.

1 a

👏👏 Boa Cristina!

Priscila souza Aranha

Coach de carreira na Priscila aranha

8 a

Muito bom artigo Cris! Continue escrevendo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos