Reclamação Trabalhista prejudica busca por novo emprego?

Reclamação Trabalhista prejudica busca por novo emprego?

São muitos os que me perguntam isso:

Já fiz tantas entrevistas e nunca sou aprovado. Será que é porque entrei com reclamação trabalhista contra a empresa anterior?

Ou seja, muitos ficam com medo de entrar com a ação trabalhista e cair em algum tipo de "lista negra" e nunca mais conseguir emprego.

Isso é real?

Não se pode negar que as tais "listas negras" existiram no passado e eram alimentadas por dados divulgados pelos próprios Tribunais do Trabalho. Entretanto, por conta de atuação do Ministério Público do Trabalho, há muito tempo os Tribunais do Trabalho não divulgam mais informações de processos mediante o fornecimento do nome do reclamante, o que dificulta o acesso das empresas para elaboração das tais "listas negras".

Atualmente, para verificar se o candidato tem ou não reclamatória trabalhista, a empresa teria de identificar os empregadores anteriores, buscar então as reclamatórias destes empregadores e procurar processo por processo, o que dificulta muito e restringe essa possibilidade, impedindo que se utilize os dados dos Tribunais para verificar a existência ou não de processos.

Agora, nem tudo pode ser escondido! Muitas vezes, ao digitar o nome do candidato no Google ou em outro buscador, a empresa pode encontrar seu nome vinculado a um processo trabalhista. Isso já aconteceu com um cliente meu! Mas como assim? É que os processos hoje em dia são eletrônicos, e as intimações são publicadas nos chamados Diários da Justiça Eletrônicos. Aí as informações que aparecem com seu nome podem ser puxadas pelo buscador.

Então, a resposta para a pergunta que tanto atormenta alguns é: Sim! As empresas, mesmo que de maneira oficiosa, podem estar recusando seu perfil por conta de uma ou mais ações trabalhistas anteriores. Essa é uma verdade que não se pode negar.

Entretanto, desclassificar um candidato que moveu uma ação trabalhista é ilegal, uma vez que o acesso à Justiça é direito do cidadão, e pode ser considerado um ato discriminatório. Por conta disso, os entrevistadores evitam perguntar alguma coisa relacionada a processos trabalhistas, e caso fique comprovada a discriminação a empresa poderá sofrer não só ação individual, mas também ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, buscando indenização por danos morais coletivos.

Tem alguma duvida sobre esta questão? Deixe aí nos comentários!


Monique Cunha

Analista de Treinamentos|Crewing | Analista de Tripulação | RH| Logística de pessoal|SAP|STAR|PRESTSERV|DRAKE|iDrake⛴️⚓🛟🚢

6 a

É ilegal, mas infelizmente muitas empresas ainda fazem esse tipo de consulta, e excluem do processo seletivo aquele que possui ou possuiu uma reclamatória trabalhista.

Nem precisa consultar a Justiça, quando uma empresa liga para outra para pedir referências de um determinado colaborador, basta ela dizer " Não temos nada a falar sobre esse colaborador já fica claro que a empresa teve algum problema" caso contrário ela diz que foi um ótimo colaborador e não tem nada que o desabone! Simples assim, acho difícil uma empresa que foi levada a justiça dar alguma referência sobre a pessoa!

Edson Luiz de Lima Silva

Técnico de manutenção Jr. Mecanica

6 a

Acredito que recrutadores não mais utilizam este recurso. Mas se algum ainda o utiliza, deveria conhecer um pouco do que acontece no Brasil. Existe empresa que deixa seus colaboradores com os pagamentos em atraso até 10 meses ou mais. Sem ter o mínimo de dignidade. Uma vez que nenhum acordo é cumprido após o desligamento, o ex-funcionário tem duas opções: Ficar sem receber ou acionar a justiça. Difícil de acreditar, mas existe. Com isto, se algum recrutador pesquisa um candidato que tem bom currículo e este tem ação na justiça do trabalho, não o elimine (por este motivo) antes de conhecer a procedência da ex-empresa.

Adriano Silva Almeida

Analista de Infraestrutura Júnior | ProDoctor Software S/A

6 a

Se a Empresa é seria, nao tem o que temer...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos