A recolocação após os 40!
Há alguns dias fiz uma enquete em meu perfil e pedi sugestões de assunto, e um dos que mais surgiu foi a recolocação no mercado de trabalho para pessoas acima dos 40 anos. Pois bem, esse é um assunto muito polêmico, mas que precisa ser falado.
Eu tenho 35 anos e penso que estou no auge da minha carreira, me encontrando profissionalmente e trazendo para junto de mim as pessoas mais competentes que encontrar e, logicamente, não aceito o fato de que daqui há 5 anos eu já me torno descartável.
Tradicionalmente, as pessoas com 40 já estão desatualizadas, não tem energia e tornaram-se "turronas". Vamos lá então, desmistificar essa história e provar que somos sim, profissionais competentes e que ainda temos muita lenha para queimar:
Você mandou o currículo para a empresa e foi chamado para a entrevista, porém, o seu currículo não tinha a sua idade: vejo um problema aí! Há o risco de você já ser dispensando na recepção da empresa, quando verem que chamaram o profissional pelo currículo, mas o que te elimina é a tua idade! Seja sincero, exponha sua idade e faça o seu melhor já no currículo!
E para o momento da entrevista? Algumas dicas bem importantes:
- Leia sobre o lugar que vai trabalhar! Procure no Google, veja no Linkedin, pesquise quem trabalha lá, informe-se!
- Atualize-se sobre a vaga: salário, atividades, horário. Vá cercado de informações para o bate papo com o empregador.
- Alimente suas redes sociais, principalmente o LinkedIn. O mercado não tem mais espaço para quem está fora!
- "Pessoas mais velhas tem problemas de insubordinação com gestores mais jovens". Relate algum caso onde você trabalhou com pessoas mais jovens e obteve sucesso no relacionamento e no trabalho.
- "Você é qualificado demais para essa vaga". Mostre que sua qualificação só te faz um profissional capacitado e não uma ameaça. Seu conhecimento tem que vir para somar, acrescentar!
- "Pessoas mais velhas tem problemas de saúde". Relate seus cuidados com alimentação + exercícios físicos. Não faz nada disso? Melhor cuidar e não dar razão ao contratante! hehehe
- "Você já é aposentado, não precisa de emprego/dinheiro". Pode ser verdade, mas o que também é verdade é que você tem muito conhecimento para compartilhar e quer fazer isso, para manter a mente ocupada e agregar à empresa!
- "Pessoas acima dos 40 não tem tanta agilidade". Comente do seu dia a dia, do quanto se mantém atualizado, estudando, participando de palestras e eventos.
- "Quanto mais velhas, menos as pessoas sabem lidar com mudanças". Ninguém sabe lidar com mudanças, isso é fato! Algumas pessoas são mais flexíveis que as outras e isso não tem relação alguma com a idade! Fale sobre o quanto você já flexibilizou sua carreira e vida pessoal ao longo do tempo.
Além disso tudo, cuide da aparência, pense com detalhes na roupa que vai à entrevista (e não estou falando de roupas caras, falo de cuidado mesmo!), cuide do cabelo, da barba... São detalhes pequenos, mas importantes!
E finalmente: seja verdadeiro e positivo! Venda aquilo que a empresa realmente vai comprar: um profissional competente e pronto para assumir desafios, independente do quanto já viveu!
Gerente Industrial e Operações/Lean Manufacturing/Melhoria Contínua
4 aA experiência conta muito nessa fase, porem é preciso se reinventar alinhado com a experiência a as atualizações, o que acha Fran?
Coordenadora Comercial - Supervisora - Consultora de Negócios
5 aÓtimas dicas, obrigada Francine Thomaz.
Consultor Técnico na área industrial
5 aMuito bom o texto e ótimas dicas, mas devo confessar que eu estou passando dificuldades para me recolocar no mercado de trabalho. Estou prestes a completar 50 anos, tenho.mais de 26 anos de experiência na área de Supervisão de equipes em trabalhos de solda, caldeiraria , montagem industrial, pintura industrial e manutenção e não consigo trabalho nem de almoxarife. As empresas não dão nenhuma chance de mostrar o meu potencial, lamentável está situação. Sempre fui subordinado a Gerentes bem mais novos do que eu e sempre desenvolvi meu trabalho com muita competência e agilidade. Espero poder voltar a trabalhar em breve
Gerente de Projetos e Serviços na FGV Conhecimento
5 aPerfeito!
Analista de T.I. | Analista de Infraestrutura | Consultor de Implantação
5 aBom artigo Francine Thomaz, mas não externa toda a realidade. Eu tenho 43 anos, não coloco a idade em meu currículo e participo de TODAS as entrevistas que sou chamado e em muitas delas o feedback imediato é que meu currículo está totalmente aderente à vaga, mas passado alguns dias, o retorno, quando existe, é negativo. Sigo quase todos os preceitos expostos em seu artigo (falta me exercitar mais hehehe) e ainda assim não consigo me recolocar.