Recolocação em 5 etapas

Recolocação em 5 etapas

Buscar recolocação pode ser um enorme desafio principalmente se você estiver fazendo o que não dá muito resultado. E isso é bem mais comum do que se imagina.

Aquela ideia de “adicionar qualquer pessoa no Linkedin, buscar vagas o dia inteiro, fazer candidatura para todas as vagas, publicar e curtir qualquer coisa para aparecer ou ser notado, enviar o CV ou pedir ajuda para todos da rede” traz poucos resultados.

E indicação (ou apresentação de quem não te conhece) não é a única forma de conseguir um emprego. Sério, esqueça essa ideia fixa de indicações, só funciona se realmente tiver um networking. E poucas pessoas têm.

Como não tem muitas vagas em aberto, focar nisso é disputar da forma mais difícil. Usar o Linkedin aleatoriamente também pode atrapalhar mais do que ajudar.

Eu divido a recolocação em 5 etapas e se fizer essas ações da forma mais assertiva vai ter bem mais retorno, acredite:

1)     Currículo bem alinhado: invista tempo e atenção nisso, faz toda a diferença. Fale de resultados e projetos bem sucedidos, mostre suas habilidades e competências de forma intrínseca nas atividades. E NÃO precisa ter só duas páginas, se tiver muito conteúdo e for bem apresentado, o selecionador vai ler até o final.

2)     Perfil do Linkedin alinhado como o CV, uso inteligente e eficiente. Evite curtir bobagens e pessoas que só querem aparecer ou vender alguma coisa. Tem muita gente na rede (algumas até mal intencionadas) que publicam estorinhas, vídeos e textos como se fossem autoridade no assunto e na verdade não produzem nada, só falam o que as pessoas querem ouvir e por isso ganham destaque. A maioria dessas postagens podem despertar uma emoção que dura alguns segundos (o tempo exato de você dar um "like) mas aquilo que não é praticado não vale de nada. Pense quantas frases e vídeos motivacionais realmente mudaram alguma coisa na sua vida. É isso.

3)     Defina seu posicionamento no mercado – segmento, perfil de empresas, regiões, cargo e salário. Foque nas empresas que tem seu perfil e suas chances vão aumentar muito. Adicione pessoas com quem possa trocar informações e ser útil de alguma forma. Networking é ajudar antes de ser ajudado.

4)     Entrevista não é questionário, prepare-se para fazer uma apresentação profissional completa. Você está vendendo seus serviços como uma solução para a empresa.

5)     Planeje suas ações diárias e dedique algumas horas para isso, repetindo e analisando seus resultados. O que não der certo, adapte, mude, refaça... mas continue até conseguir.

Atuo com isso há anos e vejo pessoas desistirem, se frustrarem e culparem os outros por ficarem insistindo em ações que não dão resultado.

Você está vendendo seus serviços em um mercado repleto de concorrentes. É você quem precisa saber apresentar e vender da melhor forma, definindo e corrigindo estratégias.

Refutar uma ação por “achar” que não dá certo ou culpar os outros por não conseguir só te afasta mais do sucesso.

Por mais desanimador, solitário e incerto que seja esse processo, pode dar certo.

Não desista.

E acompanhe mais dicas nessa semana no Youtube Ana Guedes Directiva e Instagram Anaguedes.carreiras

Eric Pacheco

Digital Transformation / SR Program Manager / SR Project Delivery Manager

4 a

Oi Ana.... tenho para mim a recolocação em 3 fazes.... 1a - Fazer com que seu CV chegue nas mãos das pessoas certas (dono da vaga ou recrutador RH). E para isso existe diversas maneiras (network, investigação, estudo, contatos, indicações.. etc) 2a - Seu CV deve chamar a atenção do leitor a ponto dele pensar: que CV bacana, quero entrevistar essa pessoa. (bem alinhado com o que você fala de revisão de CV e linkedin - Pra mim o Linkedin é nosso CV on-line). 3a - Ir lá e arrebentar na entrevista. Se vender, Mostrar do que é capaz... não só pelo que já fez, mas pelo potencial que pode fazer nos próximos tempos. Simples assim... para um desses mesmo 3 passos, existem inumeras técnicas, dicas e gente competente (ou não) fazendo coaching por ai... É só se aprofundar ...e ter uma atitude pró-ativa.

Gilmário Pereira

Gerente de Logística I Gerente de Operações Logística I Especialista em Logística I Liderança I E-commerce I Green Belt LSS I Distribuição I Armazenagem I Estoque I Wms I Supply Chain Management I Professor I Consultor

4 a

Muito boas as dicas! Vou seguir todas da melhor forma possível e assim tentar conseguir o mais rápido a minha recolocação profissional. Grande abraço Ana Guedes!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos