Recomeçar não é desistir
Às vezes, chega um determinado ponto de nossas vidas que para tentarmos algo é preciso olhar para trás e voltarmos algumas casas.
É nesse momento em que discutimos conosco tudo que fizemos até este ponto e pior, nos culpamos por não estar onde potencialmente poderíamos.
Note que escrevi e grifei a palavra potencialmente, ou seja, todo o futuro que “construímos” em nossas mentes, pode ou não pode acontecer. Já que na vida a única certeza que temos é a morte.
O fato é que colocamos muita expectativa em algo futuro e geramos uma grande ansiedade por tentar viver esse futuro no momento presente, ou como falado na sabedoria popular: “Colocar a carroça na frente dos bois”.
Isso não significa que não devemos alimentar expectativas e ter uma perspectiva de futuro. Mas equilíbrio é a palavra fundamental. E buscar entender o momento presente e agir hoje é o que trará o tão sonhado futuro.
O grande segredo da vida é saber lidar com as expectativas que a gente cria.
Eu, particularmente sou a pessoa que mais cria expectativas que eu conheço. Antes mesmo de realmente viver, já desenhei todo um futuro e isso vale para tudo. O que me me gera uma dose de ansiedade e em muitas vezes uma posterior frustração. Isso já não me é mais algo tão negativo, porque o amadurecimento me trouxe mais segurança.
E onde está a questão de recomeçar?
Desculpa a volta ao mundo, é que a viagem faz parte do roteiro necessário para chegar até aqui fortalecido.
Lembre que quando pensamos no recomeço como um fracasso em tudo que tentamos, isso nos gera uma grande frustração. Pensar em tudo que teria dado certo e por alguma inconsistência não foi adiante é um grande fardo para os dias que temos a frente.
Pensando assim deixamos de lado a oportunidade de enxergar as novas possibilidades que estamos nos abrindo para receber.
O que aconteceu no passado serve como aprendizado e não devemos nos abater.
Podemos olhar até por uma perspectiva pessimista, onde tudo poderia ser pior. Mas nunca devemos deixar de olhar para o novo, levantar novamente e fazer mais perguntas, elas sim nos levarão a novos destinos.
Comente o que achou, compartilhe se acredita que ajudará outra pessoa e me siga para acompanhar as próximas publicações.
Publicado originalmente aqui