Reconhecimento da ACESSA às ações que promovem o Autocuidado

Reconhecimento da ACESSA às ações que promovem o Autocuidado

Rodrigo Garcia, presidente da ACESSA 

No ano passado, a ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) lançou o Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA. Uma iniciativa para reconhecer e valorizar trabalhos científicos ou inovadores que tragam impactos positivos à população, bem como dar visibilidade às pessoas que fazem parte desses trabalhos. 

Em um país com enorme quantidade de pessoas qualificadas para encontrar soluções inteligentes e aplicáveis de Autocuidado em saúde dentro da realidade brasileira, sentíamos que haveria espaço e interesse nesse tipo de premiação. 

Mas o frio na barriga era grande. A primeira edição, seja de um prêmio, evento, publicação ou outra iniciativa, é sempre uma incógnita em termos de engajamento e resultado. Poderia dar muito certo ou muito errado, por mais que fizéssemos todo o processo da melhor maneira. 

Deu muito certo! 

Dentro das quatro categorias, tivemos um número de inscritos bem acima do esperado e a qualidade dos trabalhos apresentados foi de encher os olhos. Também nos trouxe alegria e motivação o fato de recebermos inscrições de todas as regiões do Brasil, mostrando que o Prêmio já nascia sem barreiras geográficas. 

Com isso tudo, não deixaríamos de lançar a 2ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA, como consolidação dessa premiação e, também, da missão da Associação de ser um agente transformador na sociedade. 

Nem sempre quem olha de fora tem ideia de como foi o percurso para se chegar à essa iniciativa. Mas, só conseguimos executar a primeira edição porque crescemos e nos fortalecemos como Associação nos últimos anos, com ética, boa comunicação e responsabilidade social, tendo no Autocuidado em saúde o centro dos nossos esforços. 

Lançar essa segunda edição tem sido muito importante para mim e, certamente, para os demais membros da diretoria e executivos. É ter certeza de que temos caminhado na direção certa de forma sólida e segura, baseada em ciência, evidências e compreensão do cenário brasileiro. 

Neste ano fizemos uma pequena mudança na premiação e teremos três categorias: Comunicação em Saúde e Autoconhecimento, que contempla os pilares informação em saúde e autoconhecimento & saúde mental; Promoção à Saúde, baseada nos pilares atividade física, alimentação saudável, consciência de atitudes de risco e boa higiene; e Uso Racional de MIPs e outros Produtos, que abrange projetos baseados no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição e outros produtos e serviços para o Autocuidado. Também será feito o reconhecimento “jornalismo e produção de conteúdo sobre autocuidado”, dando ainda mais visibilidade aos profissionais que levam conhecimento, conscientização e combatem fake news sobre o assunto. 

Convido a quem tiver trabalhos que atendam aos requisitos, que se inscreva pelo site premioautocuidadoacessa.com.br. Espaços como este são importantes para estimularmos a pesquisa científica no Brasil e valorizar as atividades de pesquisa e inovação, essenciais para a construção do futuro. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ACESSA - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos