Reconhecimento da  Atuação da Fisioterapia na Emergência e Urgência
google

Reconhecimento da Atuação da Fisioterapia na Emergência e Urgência

A fisioterapia teve o reconhecimento pelo COFFITO ( Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), para atuação na assistência de Emergência e Urgência. No ambiente hospitalar a fisioterapia já está inserida em diversos setores como unidade de terapia intensiva e enfermaria.

As práticas de atendimento fisioterapêutico nas urgência e emergências, vêm sendo cada vez mais solicitadas no pronto socorro e normalmente realizada pelos fisioterapeutas atuantes das unidades de terapia intensiva.

Apesar de ser considerado uma vitória este reconhecimento, será que nós fisioterapeutas estamos realmente habilitados para este tipo de atendimento?

Ficam alguns questionamentos: as intervenções fisioterapêuticas estão bem definidas nos setores de Pronto Socorro e Urgência? Há necessidade de uma formação específica nesta área, visto que a forma de atuação é diferenciada das demais áreas hospitalares? Está demanda será atendida por um fisioterapeuta que ficará neste setor especificamente e/ou será pelo fisioterapeuta da unidade de terapia intensiva que já possui outras demandas?

Na Resolução nº 501, no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (25/01/2019), relata que é necessário e preconiza que os profissionais atuantes nesta área tenham a capacitação em suporte Básico (BLS) e avançado de vida o ACLS( a qual nos fisioterapeutas ainda não somos habilitados).

Acredito que abre-se mais uma porta para atuação, mas existe a necessidade da especificidade e especialidade desta nova área, para que não seja mais uma função não bem terminada, e acabamos não realizando nossa devida função de FISIOTERAPEUTA.

Jaqueline Knapik

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos