Recrutamento "às cegas"?...
Dias atrás fiz uma postagem sobre as tendências do RH para 2019, aonde relacionei algumas tendências para este novo ano. E um dos pontos citados foi o Recrutamento "às cegas".
Como sabemos a Tecnologia já faz parte no desenvolvimento nos processos de Recursos Humanos, e com isso chegaram as mudanças e inovações. "E que seja muito bem vindas as mudanças!"
Com essas inovações nos processos nos foi apresentado o recrutamento "às cegas". O seu surgimento foi na Alemanha e adotada inicialmente nos Estados Unidos, parte da Europa e agora está se multiplicando para o restante do mundo.
No Brasil está ocorrendo de forma bem tímida, algumas empresas brasileiras já adotam essa metologia desde 2018. Umas dessas empresas que destaco, e que utilizam dessa técnica é a Artplan.
No vídeo mostra como a Artplan realiza o processo e tudo que envolve o desenvolvimento humano.
Sempre tenho em mente que a "Matéria Prima" da empresa é o funcionário, e acredito que esse método de recrutamento às cegas irá dar ótimos frutos, e assim contribuir para o desenvolvimento e crescimento das Organizações.
Esse método busca conduzir de maneira que tenha mais diversidade nas Organizações e se caracteriza pela valorização humana. O processo aplicado no recrutamento não avalia a idade, sexo, cor, endereço, estado civil, classe social, formação e demais características pessoais.
Além de promover a diversidade e o respeito pelas diferenças no ambiente organizacional, de ganhos, de produtividade, a busca de profissionais sem detalhes de perfil garante que as empresas façam escolhas certas nas admissões, dada as características informadas no paragrafo anterior.
É pertinente dizer que a empresa que busca inovar, melhorar os processos, trabalhar a questão da diversidade, busca por talentos, desenvolvimento e crescimento, deveria analisar o investimento no recrutamento "às cegas". É pensar de forma estratégica e objetiva para aonde quer seguir.
Vivemos num momento de constante mudança, e de se reinventar a todo tempo em busca de alcançarmos os resultados.
Pense nisso!!
Agradeço a Sra Sandra Poltronieri - gerente de Gestão de Pessoas da Artplan, por autorizar a divulgação/reprodução do vídeo.
Engenheiro de produção
4 aVocê é preconceituoso ? Muitas vezes , Marcio Dênio, somos e não percebemos , ou agimos baseado em algum viés ou experiencia desagradável que afetam diretamente as nossas escolhas. Acredito que com essa forma de contratação aumentara a diversidade e de tabela até produtividade. Excelente assunto.
Gerente Administrativo e Financeiro
5 aParabéns Paula!!! Que você tenha ainda mais sucesso nesse no desafio que você está assumindo, e não pare por ai, que venham ainda mais crescimento e sucesso!!
RH | Gestão de Pessoas | Human Resource Business Partner | Consultoria | Carreira | Projetos | Administrativo | RH Generalista | Especialista RH | Líder no Ministério Empregar IBA | Assessoria Executiva | BP | LinkedIn
5 aMuito bom esse assunto Marcio Dênio! Gosto muito desse processo de recrutamento às cegas... para um pouco com o famoso "minha idade atrapalha" entre outros termos que sabemos que acontecem em alguns RHs e ou empresas de usarem a subjetividade e ou preconceito mesmo. Excelente tema.
IT Manager | Helping Retail teams implement Tech Projects
5 aLegal essa metodologia....valeu....