Recursos Humanos em tempos de crise
As pessoas são destaques nas organizações e uma das forças mais relevantes. A gestão dos recursos humanos é uma tarefa que merece investimento, requer conhecimento, mas, sobretudo, precisa de adaptação constante às necessidades individuais e impostas por quaisquer circunstâncias.
O mês de maio marcou o Rio Grande do Sul com enchentes que superaram registros históricos e deixaram vítimas, desabrigados e perdas materiais. Residências e empresas foram atingidas em centenas de municípios. Diante disso, a maioria encontrou a resiliência e a solidariedade. E não foi diferente para quem gerencia colaboradores.
Foi imprescindível apoiar e adaptar-se com rapidez. Assim como em outros períodos, o home office foi uma solução para entidades como o GBOEX – focada em pecúlio e seguro de pessoas – a qual teve sua sede e uma unidade invadida pelas águas que tomaram o Centro da capital gaúcha. Se por um lado, precisávamos atender clientes e garantir o acesso aos produtos e serviços contratados, mantendo a qualidade, na outra ponta, era preciso superar os desafios ao lado de quem atua diariamente para prestar a melhor experiência a esses associados.
Uma das primeiras medidas para preservar vidas foi esvaziar o prédio, ainda no dia 2 de maio. Já no final de semana marcado por inundações, mapeamos a situação dos colaboradores e diante da condição inédita, rapidamente, a área de Recursos Humanos buscou orientações sobre como lidar com tragédias dessa magnitude.
Recomendados pelo LinkedIn
Oferecer suporte psicológico especializado, tratar as dificuldades básicas, produzir cartilha com diretrizes, esclarecer as áreas sobre o senso de urgência, manter escuta ativa sobre necessidades individuais e oferecer apoios financeiros estão entre as iniciativas promovidas no período e incentivadas a todos que têm o olhar voltado para o cuidado com as pessoas. Outro viés também recebeu atenção e precisa existir, inclusive para que os colaboradores tenham orgulho do pertencimento: as ações comunitárias. Essenciais em todos os tempos, elas salvaram vidas, levaram esperança e já refizeram muitas histórias que tinham sido interrompidas.
Em mais de um século de história, o GBOEX vivenciou muitas mudanças, mas, assim como em outras adversidades, foi responsável por garantir tranquilidade para colaboradores, parceiros e clientes. Que os bons exemplos sejam inspiração!
Rosângela Fragoso, gerente de Recursos Humanos do GBOEX
Atuária, gerente de regulação, gestão de processos, gestão de riscos, auditoria, seguro e resseguro
4 mParabéns Rosângela, a constante preocupação com o bem estar das pessoas é um aspecto determinante para o sucesso da empresa.
Coronel Veterano Analista de Governança de Projetos da Diretoria Técnica do GBOEX Previdência e Seguro de Pessoas.
4 mParabéns pelo texto Rosângela! Temos que registrar as experiências e as boas ideias para que no futuro esses dados possam balizar as ações dos gestores. Excelente!
Atuaria - Analista Atuarial - Perícia Atuarial
4 m👏👏