Recursos Humanos: Os caça Talentos
Os Recursos Humanos são parte vital das Organizações, são eles que selecionam, contratam, treinam e retém talentos; ou seja, o RH cuida do relacionamento entre empresa e funcionário, atuando de forma pró-ativa nas mais diversas áreas. É comum pensar somente em contratação e/ou demissão quando se fala em RH, mas atualmente esse setor tem um papel muito mais complexo e importante nas Organizações. Caçar talentos é uma dessas funções, que pode beneficiar de maneira extraordinária tanto a empresa quanto o empregado.
Um dos graves problemas enfrentados atualmente, é a falta de capacitação no mercado de trabalho; uma pesquisa realizada em 2018 pelo McKinsey, (líder mundial de consultoria empresarial) aponta que 68% dos empreendedores brasileiros têm dificuldades para encontrar pessoas qualificadas mesmo com milhões de desempregados buscando uma vaga. A boa notícia é que 51% dos empresários pretendem aumentar os investimentos em treinamentos e cursos profissionalizantes aos seus funcionários, o que já é muito comum em países mais desenvolvidos, como no Reino Unido por exemplo, em que o aumento de investimentos aos colaboradores chega a 79%.
O R.H. como função estratégica na busca de talentos e aproximação com os colaboradores
A alta demanda de pessoas qualificadas dificulta o trabalho dos recrutadores, que precisam diminuir os requisitos exigidos para uma vaga ou aumentar a proposta salarial.Uma solução eficaz, e que vem sendo muito explorada inclusive por grandes empresas, é a retenção de talentos! Ela consiste em analisar e descobrir talentos dentro da própria equipe de trabalho, aprimorando e reforçando as qualidades em que o colaborador se destaca, além de diminuir o conhecido turnover, que é a rotação de colaboradores. Nesse processo de retenção, a ideia é que o recrutador fique ainda mais próximo do funcionário, auxiliando para que ele tenha um aprendizado constante. A seguir vamos entender melhor como funciona esse trabalho dos recrutadores:
● Inicialmente o recrutador pode avaliar criticamente o desempenho de cada funcionário, buscando sempre descobrir no que ele realmente se destaca;muitas vezes o colaborador só está na função errada, mas pode ser muito eficiente se colocado no lugar certo!
● Muitos colaboradores gostariam de fazer um curso superior, mas não tem recursos suficientes ou têm apreensão em voltar aos estudos; eles precisam de uma oportunidade para ingressar em uma Universidade com auxílio financeiro e apoio da empresa, para que desenvolvam suas habilidades;
● Seguros, oportunidade de crédito e planos de saúde! Oferecer benefícios, atrai bons profissionais e aumenta a satisfação e produtividade do funcionário; ademais, muitos ainda têm dificuldades em contratar e fazer a manutenção desses serviços, que geralmente são online ou por telefone, o Recrutador pode ficar responsável por dar esse auxílio, o que vai aproximar ainda mais empresa e colaborador.
O setor de Recursos humanos vêm evoluindo muito, e suas funções são cada vez mais relevantes para a empresa. Segundo Steve Jobs, “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera!” Ou seja, não importa se você não tem como fazer grandes investimentos no momento, saber lapidar os tesouros que você já possui e descobrir novos, é um grande passo em direção ao sucesso!