Rede Social Corporativa X Intranet: qual escolher?
Postei este conteúdo originalmente aqui
Já foi o tempo quando as poucas opções de comunicação interna eram memorandos e murais. A tecnologia trouxe mais opções para as empresas, entre as mais famosas estão a Rede Social Corporativa e a Intranet
Agora, se ambas são ferramentas de comunicação, qual devo escolher?
Se sua imprensa decidiu investir neste tipo sistema para comunicação interna e não sabe qual decisão tomar, neste conteúdo você vai aprender:
- O que são e para quê servem;
- Pontos positivos e negativos;
- Tipos de conteúdos que funcionam melhor;
- Conclusão: o que escolher?
Intranet Corporativa
Intranet Corporativa foi provavelmente a primeira plataforma digital utilizada para comunicação interna nas empresas. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1994 e era descrito como uma rede privada para envio de informações corporativas.
Na prática, a Intranet é um serviço digital para aproximar empresas de colaboradores através de publicação de informações diretas.
Mas vale lembrar: publicar informações diretas para colaboradores não é a única função da Internet Corporativa.
Por exemplo: em sistemas de intranet como a Intranet Fast, há pelo menos 12 maneiras diferentes de se comunicar com os colaboradores, além de 21 funcionalidades, que vão de pedir reembolso de despesas a adquirir empréstimo consignado.
Ponto Positivo
O uso da Internet Corporativa nas empresas costuma ser centralizado, ou seja, na maioria das vezes depende apenas do time de comunicação interna (CI).
Neste caso, como o conteúdo costuma ser: notícias, eventos, atividades e novidades, exige menos esforço do time de CI, uma vez que esse tipo de conteúdo já está na programação da empresa.
Ponto Negativo
Uma vez que o colaborador no caso da Intranet Corporativa tem o papel de consumir o conteúdo divulgado, o principal desafio é manter o volume de acessos. Sobre isso, já escrevemos um post que você pode conferir: 5 dias para uma intranet corporativa com mais acessos
Rede Social Corporativa
É praticamente impossível falar de Redes Sociais Corporativas sem falar de Redes Sociais como Instagram e Facebook, afinal, foi esse tipo de plataforma que originou as Redes Sociais Corporativas.
Aqui no Brasil, a primeira rede social que fez sucesso foi o Orkut (quem nunca?) lá no ano de 2004. A rede chamou a atenção das pessoas pela facilidade de se comunicar com amigos e participar de grupos. Provavelmente você já deva ter visto um grupo tipo esse:
Logo esse tipo de plataforma se popularizou e chamou a atenção de empresas que queriam replicar o mesmo cenário de engajamento que as pessoas tinham neste tipo de plataforma.
Então, Redes Sociais Corporativas tem a função de gerar conversas entre os próprios colaboradores através do compartilhamento de conteúdo
Para se ter uma ideia, segundo a recente pesquisa Social Media Trend da Rock Content, 91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente e, destes, 38,3% gastam em média mais de 4 horas navegando.
Ponto Positivo
Como as Redes Sociais Corporativas é uma plataforma onde o próprio colaborador gera seu conteúdo, é um canal ideal para estimular o engajamento entre colaboradores. Além disso, você contribui para o relacionamento entre diferentes equipes.
Ponto Negativo
Se o desafio da Intranet Corporativa é o volume de acessos, o da Rede Social Corporativa é manter o colaborador ativo e compartilhando conteúdo. Sendo assim, será necessário mais investimento do time de comunicação na promoção de campanhas de incentivo.
Falaremos mais sobre incentivo na sequência.
Tipos de conteúdo que funcionam melhor
Agora que você já sabe o que são e os pontos positivos e negativos da Rede Social Corporativa e da Intranet, vou te mostrar alguns tipos de conteúdos que funcionam melhor para cada uma delas.
Como comparação, aqui na SimbioX utilizamos o Yammer da Microsoft como Rede Social Corporativa e a Intranet Fast.
Conteúdos para Rede Social Corporativa
O segredo das redes sociais corporativas está no estímulo. Veja alguns exemplos:
#1 Gamificação
Testamos um programa de Gamificação e utilizamos o Yammer em uma das etapas. Para cada foto postada, o colaborador ganhava pontos que podiam ser trocados por recompensas, como: almoço pago por um dos sócios, créditos no GymPass, livros, entre outras.
Por que dá certo? Desafios aliados a recompensas que fazem sentido para os colaboradores é uma combinação difícil de errar.
#2 Indicações:
Por que dá certo? A maioria das pessoas já leu ou está lendo algum livro que gostaria de indicar.
#3 Onbarding:
Por que usar? A primeira impressão sem dúvida é a que fica. Uma boa recepção pode aumentar o tempo de permanência do funcionário do OC Tanner 69 % estão mais propensos a permanecer pelo menos 3 anos em uma empresa após uma ótima experiência de onboarding.
#4 Informações Específicas:
Por que usar? Às vezes um departamento recebeu uma informação que vai impactar toda empresa, como a Rede Social Corporativa é um canal direto entre os colaboradores, isso facilita a divulgação.
É claro, os conteúdos não se limitam a esses. Todavia, é importante lembrar de criar regras mínimas para que os conteúdos não estejam desalinhados com a cultura e propósito da empresa.
Conteúdos para Intranet Corporativa
A Intranet está cada vez mais próximas de um Portal de Serviços, isto é, além de publicação de notícias, é possível utilizar serviços digitais que vão ajudar gestores e usuários e aumentar o número de acessos.
Veja alguns deles:
#1 Solicitação de Reembolso Digital
Por que dá certo? Dentro da própria intranet é possível solicitar reembolso de viagens e despesas sem necessidade de imprimir formulários e coletar assinaturas. Tudo é feito através de fluxos pré-configurados.
#2 Diferentes formas de publicação de notícias
Por que dá certo? Cada colaborador costuma consumir informações de formas diferentes, por esta razão, distribuímos o conteúdo em áreas diferentes da tela inicial.
#3 Enquetes
Por que dá certo? Podemos priorizar assuntos que mais têm chamado a atenção dos colaboradores. Inclusive, você pode usar ideias que teve da pesquisa de clima.
Outros tipos de conteúdo
· Compliance: para publicar e coletar aceite digital de documentos como políticas;
· Galeria de Fotos e Vídeos: uma das áreas mais acessadas da Internet;
· Banco de Vagas: onde é possível conferir vagas abertas internamente;
· Acesso Rápido a ferramentas internas, classificados, agenda da empresa e cronograma de férias.
· Canal de ideias: para coletar e aplicar as melhores ideias dos colaboradores. Confira também: utilize um canal de novas ideias e continue inovando
Conclusão: qual escolher?
⚠️Spoiler
Você não precisa decidir entre uma ou outra.
Explico melhor, continue acompanhando...
Espero que esteja mais claro para você qual das plataformas de comunicação interna você vai usar na sua empresa. Entretanto, vou te dar um bônus mostrando como ter as duas plataformas investindo em apenas uma.
Aqui na SimbioX, tanto a Intranet Fast quanto a Rede Social Corporativa Yammer são feitas com a mesma tecnologia: SharePoint da Microsoft.
Essa integração nos permite utilizar as duas plataformas, inclusive funcionando ao mesmo tempo:
Por isso o colaborador pode consumir conteúdos do Yammer a partir da tela inicial da Intranet, ou usar o aplicativo separadamente. Desta forma, aproveitamos o melhor de cada aplicação.
Espero que agora você tenha informação para escolher qual melhor plataforma para sua empresa. Agora, você também deve se interessar por estes conteúdos: