REDES SOCIAIS: O CÉU E O INFERNO NA PONTA DE SEUS DEDOS!
Recentemente tive conhecimento de uma polêmica no SEGMENTO DE EVENTOS em minha cidade originado de uma exposição de opinião nas mídias sociais. Uma outra profissional que atua em outro estado também relata a mesma situação. No caso específico em Belém, durante a realização de um evento do qual eu estava participando, mais uma vez houve manifestação das partes, cada uma procurando DEFENDER SEU PONTO DE VISTA.
Aqui não vou entrar no mérito da questão de QUEM ESTÁ CERTO ou JULGAR COMPORTAMENTO dos contendores. Vou me ater ao fato das partes exibirem ("TROCAR DE ROUPA DE JANELA ABERTA") de forma pública – sim, tudo o que você escreve na rede torna-se AUTOMATICAMENTE PÚBLICO – suas mágoas, frustrações, ofenderem, macularem a imagem e pronunciarem palavras duras.
Vou iniciar perguntando a você que “DESABAFA NA REDE”: você falaria o que posta nas redes sociais para um auditório lotado onde estivessem presentes seus familiares, amigos, parceiros, fornecedores além de colegas de trabalho? Você teria essa coragem? E se falasse, qual o impacto na SUA IMAGEM PESSOAL e PROFISSIONAL que suas palavras teriam? Você tem ideia das CONSEQUÊNCIAS de tal ato?
Entendam que a Internet (leiam MÍDIAS SOCIAIS) é um poço sem fundo com grande capilaridade - tudo o que você posta está aberto para o mundo, PARA SEMPRE, para o BEM ou para o MAL e isso pode afetar muito VOCÊ, sua IMAGEM PESSOAL e seu NEGÓCIO!
As redes sociais são um espaço, hoje, importantíssimo neste processo da CONSTRUÇÃO ou de DESCONSTRUÇÃO da sua imagem. Vejo as pessoas se exporem de maneira negativa e não perceberem o quanto isso prejudica sua imagem e seu futuro profissional. Na velocidade da web, sua REPUTAÇÃO ONLINE vai na mesma velocidade, para o CÉU ou para o INFERNO. A escolha é sua!
Se você é um acadêmico, fornecedor, empreendedor ou um prestador de serviços que usa as mídias sociais para DIVULGAR seus produtos e serviços ou para RECLAMAR de fornecedores e de clientes, PARE e AVALIE o que está postando. Agora olhe o que seus amigos e concorrentes também estão divulgando. O que achou? Gostou? Como avalia sua IMAGEM ON-LINE? Se você FOSSE SEU CLIENTE, você gostou do que leu quando reclama de outros clientes, parceiros e fornecedores? E o que dizer daqueles que reclamam, respondem ou fazem comentários de colegas ou amigos SEM COLOCAR O NOME do citado? Para que fez isso? Com que objetivo se não citou o destinatário? Finalmente, VOCÊ SE CONTRATARIA baseado no que posta online?
As MÍDIAS ONLINE continuam sendo uma TERRA DE NINGUÉM, uma terra onde tudo pode. Nela, pode-se falar de tudo e de todos sem se atentar para as consequências do quanto isso interfere na formação da IMAGEM PESSOAL DO PROFISSIONAL. Os clientes, seus colegas e amigos sempre estão de olho naquilo que está postando. NUNCA ESQUEÇAM DISSO!
De acordo com uma pesquisa do jornal americano "Star Tribune", 35% das redes sociais eliminam um candidato justamente por causa das POSTAGENS ON-LINE! A mesma pesquisa detectou também que o cliente usa as MÍDIAS para AVALIAR PRESTADORES DE SERVIÇOS antes de contratar os mesmos. Existem também, muitas notícias referentes aqueles que perderam os seus postos de trabalho e serviços por causa de COMENTÁRIOS INFELIZES ou EMBARAÇOSOS em seus perfis sociais. Entendam que, seu primeiro "Currículum Vitae" é a internet: é onde quem está avaliando e vai contratar, vai pesquisar primeiro para ter as primeiras impressões e informações a seu respeito.
Já ouvi comentários de colegas e alunos de que "A PÁGINA É MINHA E EU POSSO POSTAR O QUE QUISER NELA". Certo? Não, essa atitude está completamente ERRADA. Você pode até expor sua opinião sobre alguma atitude ou assunto que você discorda, mas citar nomes de pessoas no post é um GRANDE RISCO para sua IMAGEM. Mas se você não está NEM AÍ para o que pensam de você e das possíveis consequências, então desconsidere este conselho. Agora, se você se preocupa com sua IMAGEM perante ao MUNDO ONLINE, seus potenciais clientes, fornecedores, parceiros, amigos e colegas de trabalho, evite ao máximo FALAR MAL DE ALGUÉM.
As redes sociais são um meio público ideal para PROJETAR A IMAGEM QUE QUER VENDER: uma imagem PROFISSIONAL, de CREDIBILIDADE, COMPETÊNCIA e principalmente, que gere CONFIANÇA. Cada vez mais as MÍDIAS funcionam como uma plataforma para fazer NOVOS CONTATOS e gerar OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS. Você é o que VOCÊ COMPARTILHA e COMENTA. É mais do que certo que se você não mostrar as suas habilidades para os outros ONLINE, o seu PERFIL PROFISSIONAL vai passar completamente DESPERCEBIDO.
É essencial você ter em conta suas postagens na Web. Suas "AÇÕES" podem ter grandes impactos sobre a reputação de pessoas, clientes, produtos e empresas. Negligenciar ou ignorá-los pode ser fatal. O que é verdade para as empresas se aplica a você: SE VOCÊ NÃO CURAR SUA REPUTAÇÃO ON-LINE, ALGUÉM O FARÁ!
No mundo real, OFF-LINE, como você preferir, nós humanos somos distinguidos pelo nosso caráter. Já CARÁTER no MUNDO DIGITAL é conhecido como REPUTAÇÃO ON-LINE. Caráter você deve ter sempre, isso é apenas um exemplo de como se aplica reputação no mundo digital. Além disso, a reputação pode ser trocada por “FAMA” momentânea.
Bem, tenham ciência de que existem várias maneiras para melhorar a sua REPUTAÇÃO PESSOAL ONLINE. A primeira, e talvez a mais óbvia para ter uma é prestar atenção à QUALIDADE da informação que VOCÊ PUBLICA na rede. CAUSAS e CONSEQUÊNCIAS nas pontas dos seus dedos. Pense bem antes de publicar.
PARE, OLHE, LEIA, AVALIE E REPENSE O QUE ESTÁ POSTANDO ONLINE: SUA IMAGEM ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA E AVALIADA BASEADA NO QUE POSTA. HÁ SEMPRE ALGUÉM PRONTO PARA LHE ANIQUILAR, COM GRAVES DANOS À SUA IMAGEM PESSOAL!
Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679.