Reduza os custos operacionais com eficiência no treinamento industrial

Reduza os custos operacionais com eficiência no treinamento industrial

Gamificação é solução para obter os melhores resultados no treinamento industrial


Qual o verdadeiro valor de um treinamento eficiente e com bom engajamento para as indústrias? Com muito bom humor, Charlie Chaplin já retratava em seu filme “Tempos Modernos”, em 1936, o trabalho em uma linha de produção industrial.

De lá para cá, as fábricas sofreram inúmeras mudanças e se modernizaram significativamente, acompanhando os avanços tecnológicos e o aprimoramento constante de todos os processos.

Durante esse tempo, as tarefas que precisam ser realizadas também mudaram. Algumas funções simplesmente acabaram. Já outras foram criadas e muitas ainda nem conhecemos.

Mas o que realmente não mudou é a necessidade de preparar o colaborador para realizar corretamente as atividades operacionais e seguir processos, atuando com máquinas cada vez mais complexas e em constante evolução. Como a produção industrial permanece em transformação, o treinamento eficiente se faz cada dia mais necessário.

Nesse contexto, a gamificação é uma valiosa ferramenta para a preparação dos colaboradores. Isso porque conquista o engajamento, transmite com mais facilidade o conteúdo programático e, também, reduz custos

De uma forma dinâmica e prática, boas estratégias de treinamento auxiliam na correta formação. Isso vale tanto para funcionários recém-contratados quanto para profissionais que necessitam aprender o funcionamento técnico e operacional de um novo equipamento.

 

Gamificação no treinamento industrial

Diferentemente do que acontece com os profissionais que atuam em um escritório, os colaboradores da indústria, onde grande parte atua no "chão de fábrica", não possuem um ambiente típico, com mesas e cadeiras. Por não fazer parte da rotina, dificilmente cada colaborador tem à disposição um computador dedicado, por exemplo.

Portanto, as empresas precisam buscar soluções que conquistem o engajamento dos profissionais que desenvolvem atividades mais operacionais. “Um formato de treinamento mais dinâmico potencializa o aprendizado e está mais conectado com o contexto deste colaborador”, explica Sylvia Meireles, diretora da Fábrica de Cursos, empresa especializada no assunto.

Funcionando como um imã, a gamificação atrai a atenção ao explorar estratégias utilizadas em jogos, como: Missões com diferentes níveis de dificuldade, premiações no final de cada fase e personagens cativantes.

Consequentemente, cria um ambiente envolvente mesmo para profissionais que não estão acostumados a trabalhar em frente ao computador.

 

Vantagens para o treinamento

Além do engajamento, a gamificação também traz outro benefício para os treinamentos industriais: A padronização. Infelizmente, muitas fábricas ainda contam com o processo de transmissão de conhecimento no estilo “o mais experiente ensina o novato”, conhecido como treinamento durante o trabalho, onde um colaborador mais experiente orienta o novo colaborador nas atividades que devem ser executadas de acordo com os processos.

Resultado: Muitas vezes os profissionais adquirem “vícios” prejudiciais para a produção e, até mesmo, com riscos à saúde. Com a gamificação, porém, este problema pode ser combatido. Todos os profissionais recebem as mesmas orientações, construindo uma linha de produção padronizada, eficiente, segura, lúdica e, muitas vezes, divertida.

De acordo com Sylvia, com a aplicação da metodologia de gamificação, além da atividade do treinamento poder acontecer no melhor tempo para cada um, este formato também libera o colaborador mais experiente, que flexibiliza a gestão do seu tempo, com redução de horas de dedicação numa atividade, que muitas vezes, é paralela. Isso porque elimina a necessidade de dois funcionários estarem disponíveis para o treinamento ao mesmo tempo, o que reduz de forma eficiente os custos operacionais no treinamento industrial.

“Não depender do mood e do conhecimento do colaborador mais experiente, também são diferenciais importantes”, destaca a diretora da Fábrica de Cursos.

 

Mão na massa

Para aproveitar todos esses benefícios, porém, é preciso estruturar corretamente o treinamento dos funcionários que atuam na linha de produção. Para a especialista, uma das primeiras etapas é identificar as atividades, tarefas e priorizar a informação mais importante.

Com esses dados à disposição, fica mais fácil organizar e produzir o material para o e-learning. Aqui, o segredo é elaborar um conteúdo objetivo, que vá direto ao ponto, garantindo o melhor aproveitamento do tempo de dedicação do colaborador.

“Outro aspecto fundamental é determinar, dentre as muitas opções de gamificação, quais devem ser aplicadas de acordo com o público, o tipo de conteúdo e a forma de acesso. Fazer um levantamento técnico prévio pode definir se o resultado será ou não factível”, explica Sylvia.

 

Simulação

Dependendo do treinamento, a simulação pode ser uma alternativa eficiente de gamificação. Nesse contexto, é possível trabalhar tanto com a simulação de situações quanto com equipamentos específicos que consigam reproduzir cenários e estações de trabalho muito realistas.

“Os simuladores podem e devem ser utilizados, principalmente, quando a atividade envolve alto risco, como atividades perigosas ou com chance de danos (ou perdas) de equipamentos caros”.

Para exemplificar, Sylvia destaca o case do Walmart. Com mais de 600 lojas no Brasil, a empresa identificou a necessidade de desenvolver os colaboradores das lojas. Os times foram divididos em quatro grupos: Auxiliar de Carrinho, Empacotador, Estoquista e Repositor.

“Elaboramos quatro produções gamificadas, uma para cada grupo, baseada em storytelling. No final o colaborador era submetido à uma avaliação de conhecimento com um game contextualizado, simulando as atividades que deveriam ser desempenhadas”. Foi um sucesso! 

Mesmo para times que executam atividades longe de ambientes mais controlados, como é o caso destes grupos, o e-learning é uma ferramenta muito eficiente.

 

Trabalho especializado

Assim como a produção industrial exige especialização, é importante contar com o trabalho de empresas qualificadas para a produção dos treinamentos industriais. Na gamificação, isso significa também garantir o suporte necessário de uma solução simples, prática e eficiente.

“Com a nossa longa experiência em desenvolvimento de soluções EdTech, sempre muito inovadoras, já impactamos mais de 5 milhões de pessoas com nossos projetos”, destaca Sylvia.

Essa experiência é refletida em cada projeto, que se beneficia e potencializa novas ideias. “A metodologia Rapid Learning da Fábrica de Cursos oferece uma experiência simples, objetiva, com resultados surpreendentes”.


Quer saber mais como trabalhar com a gamificação de forma eficiente nos treinamentos da sua empresa? Então acesse o site da Fábrica de Cursos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos