Refletir - Comunicação - Continuação...
No texto anterior coloquei a seguinte frase que quero retomá-la para uma breve reflexão de como é importante este aspecto da comunicação nos projetos:
“Existem dificuldades até em comunicações simples do dia a dia, pois precisamos ter condições de nos comunicar eficientemente nestas pequenas comunicações diárias.”
Imaginemos a seguinte situação simples de se parabenizar um profissional por uma boa atitude ou resultado obtido num projeto. Vamos considerar a seguinte característica analisada e intrínseca ao comportamento humano, estudado pela psicologia e superficialmente apresentado por mim a seguir:
Pessoas visuais à pessoas que fazem a leitura do meio que vivem fortemente em função do que vêm.
Pessoas auditivas à Pessoas que fazem a leitura do meio que vivem fortemente em função do que escutam.
Pessoas sinestésicas à pessoas que fazem a leitura do meio que vivem fortemente em função da experimentação que fazem.
Uma psicóloga diz que uma pessoa sinestésica precisa treinar fazer o que lhe é ensinado, não aprende direito só com apostilas e explicações de lousa, por exemplo.
Retomemos a proposta inicial de parabenizar um profissional da equipe do projeto. Se a pessoa for uma pessoa sinestésica, precisaremos abraça-la ou no mínimo apertar sua mão, pois do contrário não ficará caracterizado, por ela, que foi parabenizada. Uma pessoa auditiva se fizer da mesma forma, poderá não gostar da postura, pois gostaria de ter ouvido mais do que ter sido tocada. Notem como simples comunicações do dia a dia, criando-se desvios e estes acumulados através do prolongamento do relacionamento em um projeto de longo prazo, podem afetar positiva ou negativamente o projeto. Analisando desta forma conseguimos entender um pouco porque as equipes estão tão desgastadas ao final dos projetos e parece ser uma boa postura revigorar a equipe fazendo a troca de alguns componentes para seguir para outro projeto. Vamos refletir em nosso dia a dia este aspecto de nos comunicarmos adequadamente considerando o nosso interlocutor e com certeza estaremos minimizando vários problemas que ocorrem em projetos ou no mínimo postergando a incidência de problemas que costumam ocorrer mais cedo em função da má qualidade da comunicação efetuada.