Reflexão no Dia do Profissional de Marketing
Gutenberg inventou a prensa tipográfica por volta de 1450 e revolucionou a comunicação humana. Foi possível produzir textos em massa, distribuí-los a mais pessoas e viabilizar o surgimento dos primeiros anúncios impressos, forma mais elaborada de Marketing nesse período.
Muitos anos depois, o marketing é baseado na capacidade de aproveitar diferentes touch-points e recursos disponíveis e oferecer a melhor experiência para o cliente e, assim, impulsionar o crescimento.
Hoje, no Dia do Profissional de Marketing, gostaria de compartilhar um pouco da minha visão sobre o segmento no atual cenário de transformação digital e as habilidades requeridas aos profissionais.
Em um artigo recente da McKinsey, 83% dos CEOs consultados disseram considerar o marketing como um dos principais drivers para o crescimento das empresas. E para atingir esse objetivo, o marketing da nova era precisa estar alicerçado em quatro pilares principais: tecnologia e analytics, foco no cliente, a capacidade de se reinventar constantemente com agilidade e marketing de influência. Não se trata de mudar o que o marketing faz, mas de aprimorar a maneira como o trabalho é realizado.
Analisar dados e olhar para o futuro
O papel da tecnologia e da análise de dados é cada vez mais importante. Isso não significa que criatividade será deixada de lado, mas agora conseguimos quantificar os resultados e otimizar as ações.
Isso inclui a utilização de ferramentas que permitam a criação de um volume muito maior de conteúdo, sempre monitorados pela análise de desempenho e, em seguida, ajustados conforme necessário. Hoje, o objetivo é aproveitar os dados em todas as interações com os consumidores, de maneira criativa e cada vez mais personalizadas e relevantes.
Os dados antecipam necessidades não atendidas dos consumidores, identificam novas facetas e revelam outras oportunidades. Também podem prever as próximas melhores ações a serem executadas, incluindo a combinação certa de mensagens comerciais (para vendas cruzadas, upselling ou retenção) e ações de engajamento (conteúdo, educação ou relacionamento).
A voz e o comportamento do cliente no centro de tudo
Colocar os clientes em primeiro lugar não é uma ideia nova, é claro. O que muda na abordagem do marketing customer-centric é a certeza de que melhorar a experiência dos consumidores significa criar valor, conquistar fidelidade e ganhar vantagem competitiva.
Um marketing ágil
Partindo da revolução das startups e das mudanças e insights trazidos pelo Vale do Silício, os profissionais de marketing precisam aprender constantemente, testar e implementar novas ideias rapidamente e empregar a agilidade em suas estratégias.
Ser ágil em projetos de marketing significa oferecer oportunidades de negócio ou soluções para problemas do dia a dia de maneira criativa e efetiva. Ao utilizar uma metodologia ágil é possível executar campanhas de formas simultâneas, criar conteúdos novos e fazer a gestão das novas ideias e prioridades.
Marketing de influência
Mais do que nunca, pessoas estão buscando experiências. E mais do que nunca está difícil engajar pessoas. Precisamos nos reinventar e buscar outras alternativas para explorar o potencial da comunicação e do marketing.
Usar pessoas como referência nas suas áreas para compartilhamento de experiências, produtos e mensagens das marcas com seus respectivos públicos virou um recurso que está sendo cada vez mais explorado como tática para influenciar diretamente nas decisões de compra.
É uma estratégia de confiança e proximidade. O influencer não vai dizer diretamente “compre este produto”, nem mesmo as ações vão passar essa mensagem. A ideia é endereçar a mensagem ao consumidor de forma natural.
O objetivo é gerar awareness para a marca, ampliar a presença digital da empresa e converter vendas. Essa estratégia não está diretamente ligada aos maiores influencers, mas os mais influentes e próximos a marca de um determinado segmento. Cada ação requer um influenciador diferente, cabe entendê-los para saber o que é o melhor para você e sua marca.
Por fim e para celebrar a Dia do Profissional de Marketing, deixo um último insight: o marketing precisa saber jogar entre mente e coração, equilibrando a razão com a emoção – uma mistura fascinante de exatas e humanas, onde a organização e o planejamento existem, mas sempre abrem espaço para testar e aprender.
Communications Director at Intel LatAm | Diversity & Inclusion Advocate | ESG Specialist | Speaker | Professor
4 aExcelente, Guto!!!