Reflexão sobre os líderes em minha carreira...
Essa semana estive fazendo um balanço dos líderes que tive em minha carreira, não estou falando de chefe, mas de líderes. Essa reflexão me levou a uma auto avaliação e algumas conclusões;
Um bom líder sempre tem uma boa visão, consegue demonstrar e passar essa visão para os funcionários, mas, mais do que isso, consegue transformar esta visão em realidade, atingindo junto com suas equipes e parceiros metas e objetivos planejados da organização.
Para mim uma da melhores definições para o Líder: “Ser uma pessoa a serviço de outras tendo como satisfação pessoal à satisfação dos companheiros, vendo no crescimento e progresso dos seus seguidores o seu próprio progresso e crescimento, e, no bem-estar de cada um, o seu próprio bem-estar”. (OLIVEIRA; MARINHO. 2006, p. 21).
Além disso, ser líder é promover crescimento e progresso da sua equipe, é se preocupar com a qualidade de vida e com o bem-estar de todos. O principal ativo de uma empresa são as pessoas que a compõem e se articulam e esforçam-se pelo seu sucesso. As organizações são constituídas de pessoas e vendem seus produtos e serviços para pessoas.
Uma das principais características de um líder é a facilidade que este possui em influenciar os seus subordinados de forma positiva, o líder influencia de forma interpessoal em determinada situação através do processo de comunicação de determinados objetivos.
O líder deve se municiar de responsabilidades e obrigações que influenciam na execução das atividades nas organizações, este influencia no desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos.
Neste sentido, falar de liderança dentro das corporações tem se tornado uma constante. Quando se pensa em liderança nos vem à mente as seguintes palavras: líder, chefe, autoridade, é comum pensar que liderança é para pessoas com QI elevado, com autoconfiança e com habilidades de liderar. Mas atualmente ser líder é influenciar pessoas a agirem. Portanto, a liderança é imposta de modo persuasivo, de forma carismática e convincente, e não de poder. Quando é usado o poder, estamos obrigando o indivíduo a fazer algo de nosso interesse, só pelo fato de ter uma posição importante. Porém, quando é usada a persuasão, as pessoas agem de boa vontade e de forma coerente e constante.
Para um líder ser respeitado é preciso que os seus subordinados o aceitem como tal e que o seu exemplo de responsabilidade e profissionalismo seja percebido pelos demais.
Não há uma receita de bolo para "Liderança ideal", mas acredito que essas características certamente fazem parte do combo.
O que você pensa sobre isso?
Gerente Comercial, Especialista em Vinhos, Consultor de Negócios, Empreendedor
5 aExcelente reflexão Ricardo, compartilho da sua visão sobre a verdadeira liderança, ela não deve jamais ser uma relação de poder, de manda e obedece, trata-se de uma relação de soma de forças onde o líder é capaz de inspirar seus liderados e também é inspirado por eles num ambiente onde juntos conseguem atingir os melhores resultados.
Gestão de Serviços
5 aParabéns pela bela reflexão, real, atual. Muitos líderes que passaram por nossas vidas deveriam ler!