#ReflexãoDeQuinta: O que eu aprendi visitando o Google for Startups Campus
Poltronas coloridas. Café para reforçar as horas de trabalho, ambiente descolado. Tudo bem igual o sonho de 10 entre 10 amantes de tecnologia e startups. Foi exatamente isso que eu encontrei na visita que tive a oportunidade de fazer no Google for Startups Campus de São Paulo, mas não foi só isso e que bom que foi assim.
O prédio do Google for Startups é colorido e moderno, bem ao conceito da empresa, fica na Rua Coronel Oscar Porto. O local foi lançado em 2016 e abriga nele dois pontos muito importantes: desenvolvimento de novos negócios e coletividade. O espaço foi criado para conectar empreendedores e desenvolver esse ecossistema, bem como ao início do próprio Google. É como se fosse uma ‘escola para startups’, local para que elas se desenvolvam e prosperem, apoiadas pelo Google.
Das 9h às 19h, de segunda à sexta, são ao todo seis andares para que startups e novos negócios surjam e encontrem. O quinto e sexto andares abrigam o espaço de acesso livre para todos os membros e funcionam como um coworking e café. Quando você visita o Google for Startups é esse local que você vai poder conhecer e explorar o melhor: com crachá permanente e tudo, que dá um ar ainda maior de pertencimento.
É preciso destacar a beleza do lugar, a qualidade do wi-fi gratuito e um terraço lindo para ver os arranha-céus da região. Ah, se você imagina um coworking barulhento, esqueça. Nesse espaço o silêncio chega a constranger quem está ali de primeira. Para quem quer 100% de silêncio, o espaço conta com cabines individuais para ligações e vídeo chamadas. O sinal de silêncio não está num quadrinho, mas bem evidente: um teto lotado de miniaturas de vaquinhas amarelas. Para quem lembra da brincadeira de criança, não precisa nem explicar o aviso. Para os amantes de cafés, dá para conferir essa paixão mundial em versões nacionais e internacionais.
O quarto andar abriga a Classroom, local para eventos em geral e tem capacidade para até 50 pessoas. Outro local muito legal no quarto andar é o Family Lounge, espaço para que os membros possam trabalhar acompanhados seus filhos pequenos, dando uma possibilidade mais ampla para quem trabalha no Google for Startups.
Já do primeiro ao terceiro andar, o local conta com espaços de trabalho e salas de reunião, reservados para as startups residentes. São nesses andares que as mais diferentes startups do Brasil vão desenvolver seus negócios. Para estar nesse local as novas empresas inscrevem suas startups no programa de residência do Google, que dura até seis meses. As ‘sortudas’ startups são selecionadas baseadas na relevância do negócio e a capacidade disruptiva delas. Durante esse período as startups terão acesso ilimitado ao prédio do Google Campus e serão acompanhadas pela equipe de especialistas do Google. Segundo dados do site Startupi, que traz um apanhado sobre os três anos do espaço no Brasil, ao todo já passaram pelo local 90 startups, o que gerou 5.300 empregos gerados pela comunidade das jovens empresas e US$ 247 milhões em investimentos captados pelas startups, o que mostra que trata-se de negócios iniciantes, mas de números nem um pouco amadores. E só mais uma informação: segundo
Diante de um cenário esteticamente encantador e de um universo ainda mais promissor, vamos dividir as percepções e dúvidas em categorias:
- COMO POSSO ME TORNAR MEMBRO DO GOOGLE CAMPUS FOR STARTUPS?
É simples. Você pode solicitar seu cadastro para ser membro clicando aqui. O cadastro monta o perfil do candidato, que é informado via email, com a confirmação para se tornar membro do Google Campus For Startups. As visitas podem ser feitas sozinho ou até em sete amigos, sempre no horário de funcionamento do local. Para se tornar membro é preciso ser maior de 16 anos.
Ao se tornar membro, você ganhará um crachá permanente de membro, que te dará acesso a área comum ao público e, principalmente, oportunidade de participar de cursos, ações e eventos organizados pelo Google e por outros membros da comunidade, sempre sobre temas relevantes para a jornada empreendedora.
- O GOOGLE FOR STARTUPS É O ESCRITÓRIO DO GOOGLE?
Não, tratam-se de espaços diferentes em endereço e objetivos. No Google For Startups, que fica na Rua Coronel Oscar Porto, o espaço é focado para desenvolver e ampliar o ecossistema empreendedor e pode receber visitantes de um modo geral. Já o escritório do Google, que fica Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3900, abriga a estrutura da empresa em si, local em que os funcionários trabalham e não tem a possibilidade de visitação para o público.
- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES E MODALIDADES DE APOIO ÀS STARTUPS NO GOOGLE FOR STARTUPS?
O Google For Startups possui diferentes programas para diferentes fases e ‘tamanhos’ das novas empresas. Para participar, as startups devem preencher os pré-requisitos básicos de cada programa e se candidatarem conforme as novas turmas e projetos sejam abertos.
Residency: esse programa é voltado para as startups que estão em estágios de crescimento. Trata-se de um programa de incubação de até seis meses. As empresas participantes têm acesso ao espaço dedicado do Campus de São Pualo, além das mentorias e orientações da equipe do Google.
Startup Zone: modalidade focada em startups em estágios iniciais, com duração de até 3 meses, em que cada semana os participantes aprendem sobre um assunto importante para a estruturação da startup.
Immersion: esse programa é dedicado para startups em estágio de crescimento. Trata-se de um programa semi-presencial desenvolvido espeicalmente para startups que estão fora de São Paulo, num período de nove semanas. As atividades do programa são focadas em três pilares do Google: desenvolvimento de produto, aquisição de clientes e gestão & cultura.
Startup School: também voltada para startups iniciais, com treinamentos focados em para ajudar a desenvolver a base da startup, como metodologias de validação e como construir campanhas de anúncios no Google Ads.
Growth Lab: programa feito para startups em estágio de escala, ou seja, empresas mais estruturadas. Nessa modalidade, que tem a participação das startups por indicação, as jovens empresas se aprofundam em estratégias e assuntos com a equipe de experts do Google, além da possibilidade de ampliar o networking com grandes startups.
News Incubator: modalidade focada em startups do meio jornalístico. O programa de incubação oferece às empresas acesso aos produtos e profissionais do Google a fim de desenvolver os novos negócios.
Se você chegou na leitura até aqui, percebeu que o Google For Startups Campus vai muito além de um prédio descolado e colorido. Na verdade, quando falamos de startups essa visão sempre precisa ser amplificada. Corre lá no Google e aproveita todo esse universo para desenvolver sua ideia ou negócio.
Responsável de comunicação no Brain - Centro de Inovação do grupo Algar I Mestre em Tecnologias e Comunicação I Jornalista I Endomarketing I Employer Branding
5 aMuito bacana você compartilhar a sua experiência e ainda mostrar para todo mundo como vivenciar isso também!