Reflexões de uma tarde chuvosa
Li que não há nada de novo debaixo do sol e muitas vezes, confesso, tive dificuldades para acreditar que, desde a criação, o ser humano é tão ruim quanto agora. Quem se lembra das suas (péssimas) aulas de história durante a escola vai dizer que não, que na Idade das Pedras o homem era pior, mais violento, com muito menos conhecimento e sem compaixão. Outros vão dizer que isso acontecia na Idade Média ou mesmo em outras épocas. Mas o fato é que, fazendo uma análise apenas do que vemos hoje, sem compararmos com os vários registros históricos do homem ao longo de sua existência, nós seguimos egocêntricos e egoístas como sempre.
Quantas vezes nos pegamos impondo nossas opiniões ou a nossa centralidade nas rodas de convívio social e familiar? Ou não nos sentimos mais seguros e alegres quando aceitos e seguidos? Ou ainda, a nossa felicidade vem do quanto somos reconhecidos e obedecidos? ‘Eu só serei mais feliz se você não for tão feliz quanto eu.’
Hoje pela manhã, eu estava me dirigindo para uma reunião de trabalho e no carro à minha frente havia um adesivo com a seguinte frase: “A Força da Tua Inveja é a Velocidade do Meu Sucesso.”. Durante aqueles minutos do sinal fechado fiquei meditando nesta afirmativa. Embora pareça uma frase solta ou algo que sem importância, ou até jocoso, a frase reflete sim muitas das nossas atitudes. O sucesso causa inveja em quem não o alcançou e raiva em quem o alcançou, mas se sente ‘perseguido’ pelos demais. Pela sobrevivência, seres humanos não podem atingir, todos, os mesmos resultados, pois se assim o for os riscos são enormes aos resultados individuais.
Não existem governantes se não houverem governados ou não existem empregadores se não houverem empregados, fornecedores se não houver consumidores, e assim tantos outros exemplos.
Alguns dirão que minhas palavras são contraditórias e que não viveríamos sem estas divisões, mas faça um exercício de se colocar no lado contrário ao seu. Como governados, estamos satisfeitos com nossos governantes? Ou os empregados felizes com seus patrões? Seus fornecedores atendem à sua expectativa como consumidor? A definição de sucesso para o ser humano é muito mais ‘estar do lado que detém o poder’ do que atingir um objetivo definido. Portanto, quando leio que ‘a força da tua inveja é a velocidade do meu sucesso’ só consigo entender que ‘quanto mais você tentar ser como eu, mais farei força para subjugá-lo’. Quem dera eu estivesse enganado.