Faça o seu melhor: Reflexões inspiradas em uma palestra memorável de Mário Sergio Cortella
Créditos da foto: Matheus Valois, que gentilmente autorizou a divulgação no presente artigo.

Faça o seu melhor: Reflexões inspiradas em uma palestra memorável de Mário Sergio Cortella


Contextualização

Esta semana, tive a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo Professor e Filósofo Mario Sergio Cortella , durante o Encontro de Empresários realizado na região do Alto Paraopeba, na cidade de Conselheiro Lafaiete, MG. O evento foi uma realização do Sebrae e co-realização da ACIAS/CDL/CL e do Clube Recreativo Dom Pedro II (Figura 01- final da Página).

 

Acredito que participar de eventos e palestras seja uma fonte inesgotável de crescimento pessoal e profissional. Nesse contexto, meu propósito ao escrever este artigo é compartilhar as valiosas lições que absorvi durante a palestra, esperando que elas possam impactar positivamente outros empreendedores e profissionais.


O tema abordado por Cortella foi "Faça o Seu Melhor – a força da persistência", e cada palavra dele foi como uma luz não apenas o ambiente, mas também a compreensão sobre o que significa buscar a excelência em todas as áreas de nossas vidas.

 

Para tornar a leitura mais fluída, destaquei em negrito algumas reflexões que surgiram após a palestra. Essas ponderações não apenas enriqueceram a compreensão, como também convidam você a compartilhar seus insights nos comentários. Sua perspectiva é valiosa, e juntos podemos enriquecer ainda mais essa experiência de aprendizado.

             

Que este artigo sirva como uma ponte para disseminar conhecimento, inspiração e reflexão, construindo uma comunidade onde o aprendizado seja constante e colaborativo. A busca pela excelência é uma jornada compartilhada, e estou ansiosa para ouvir as suas reflexões.

 

1.    “Coragem para ir além do ‘fazer o possível’ ”

 

Ao iniciar sua palestra, Cortella abordou a temática do medo, reconhecendo-o como algo inerente a todos nós, como o medo de perder a saúde, a estabilidade financeira, o afeto, entre outros. Ele ressaltou que, embora o medo seja um estado de alerta necessário, em alguns casos, pode nos paralisar. Nesses momentos, torna-se crucial termos coragem e estarmos dispostos a enfrentá-lo. “Prepare a coragem”, instigou-nos, pois ela exige que estejamos prontos para fazer o nosso melhor. Em uma era em que a síndrome do possível nos aprisiona na média, Cortella nos desafia a transcender nossos próprios limites, a preparar a coragem para ultrapassar horizontes preestabelecidos.

 

 Um exemplo concreto dessa síndrome do possível pode ser observado em situações cotidianas, como quando visitamos um estabelecimento e nos deparamos com um vendedor diante de seu primeiro desafio. Alguns surpreendem ao superar as expectativas, enquanto outros se limitam a fazer apenas o possível. Essa mentalidade, muitas vezes, impede o alcance de resultados extraordinários e nos mantém na zona de conforto da mediocridade.

 

Citando Guimarães Rosa, afirmou: “A vida quer da gente é coragem”. Coragem para agir, buscar e enfrentar, acrescentou Cortella. Em um mundo frequentemente dominado pelo medo paralisante, ele ressaltou a importância da coragem como o pilar que nos mantém firmes diante dos desafios.

 

Diante dos nossos medos cotidianos, podemos nos questionar se verdadeiramente estamos exercendo a coragem em nossas ações diárias.

 

2.    A Atitude como diferencial

 A mediocridade, segundo o professor, conduz a tarefas comuns. Temos que sempre sair do “possível e esperado” e fazer sempre mais que o esperado. A diferença entre um e outro, entretanto, está na atitude: "Faça o seu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condição de fazer melhor ainda."


Ele destacou que o "melhor" não é uma escala, mas uma atitude; uma maneira de resistir à acomodação e de destacar-se no cenário. Não significa que você tem que ser o melhor do mundo, mas você pode ser o melhor de VOCÊ, dentro do que faz. O professor Cortella, usou como exemplo o Show de Paul McCartney, que ele foi juntamente com sua esposa. Durante o Show, aos 81 anos, o músico, conseguiu performar por 2 horas e 50 min para um público de 42 mil pessoas, dando o seu melhor dentro da sua condição e idade. Uma prova viva de que a atitude de fazer o melhor transcende as barreiras impostas pelo tempo.

 

Diante das circunstâncias, como podemos incorporar essa atitude em nossas próprias vidas e desafios?

 

3.    Excelência como busca constante

 

"Excelência é um horizonte", afirmou Cortella, instigando-nos a ir além do necessário. Ele nos provocou a não realizar tarefas por obrigação, mas por uma busca incessante pela excelência. A ideia de capricho foi introduzida como uma bússola que guia os que se recusam a ser apenas competentes, buscando a maestria em suas ações.

 

4.    Celebrando o Potencial Interior

Cortella nos conduziu a uma reflexão profunda ao citar um versículo bíblico, Apocalipse 3.15-16:

"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio, nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca."

Ser morno nos coloca em uma situação em que realizamos "mais ou menos” as coisas. “Mais ou menos” nos dedicamos aos estudos, ao trabalho, à saúde e à família. Em vez de encararmos isso como uma advertência, podemos enxergar como um convite para celebrar o potencial interior que reside em cada um de nós.

 

Como podemos, hoje, celebrar e utilizar nosso potencial de maneira mais consciente? Essas palavras nos instigam como um chamado à ação, um convite para nos distanciarmos da mediocridade e abraçarmos a jornada desafiadora de fazer o nosso melhor.

 

5.    Conclusão

Refletindo sobre as palavras de Cortella, encerro este artigo com a perspectiva que a palestra de Mário Sérgio Cortella inspirou em mim. Fazer o melhor não é apenas uma abordagem, mas sim um estilo de vida, uma filosofia que transcende o profissional para se integrar ao pessoal, permeando todas as facetas da existência. Coragem, atitude, excelência - esses são os pilares que nos impulsionam a desafiar expectativas, superar limites e criar um legado que vai além do comum. Suas experiências e perspectivas são valiosas. Convido você a compartilhar seus próprios insights nos comentários.

Figura 01-

#Inovação #encontroempresarial #sebrae #sebraemg #mariosergiocortella


Núbia Braga Pereira- Agente Local de Inovação (ALI)- SEBRAE MG

Contato: nubiabragasebraemg@gmail.com


Sebastiana Meira Leal

Diretora de Inovação - Diamond Hour by LuLEH

3 m

Você brilha em tudo que faz. Parabéns!

Milene Estevam

Mediadora de Conflitos | Mentora Líderes e Mulheres 40+

1 a

Viajei nas tuas palavras e me vieram algumas reflexões e "cutucadas", rsrs. Teu texto caiu como uma luva para selar uma conversa que tive mais cedo, onde falamos sobre dar sempre o nosso melhor, mas "fugir" de um determinado propósito e o motivo da fuga foi o medo e falamos justamente sobre não paralisar e sim enfrentar o medo e vencê-lo, para então alcançar este propósito. Concordo que participar de palestras e eventos aprendemos muito e ao compartilhar esses conhecimentos e reflexões, nossos conhecimentos se ampliam ainda mais. Adorei tuas reflexões. ☺️

Esperamos que tenha absorvido conhecimentos valiosos para trilhar um caminho de sucesso! Siga brilhando, Núbia! ✨💙

Excelente texto Núbia. Excelentes reflexões sobre "a força da persistência" no nosso "fazer o melhor". Parabéns pelo texto e que nos abre perspectivas de melhorar nossas ações. Obrigado!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos