Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 02
Dando sequência em minhas reflexões sobre o CONARH 2019, realizado pela ABRH nesta segunda parte irei abordar com o foco em Negócios (Para ver a primeira parte, clique aqui).
Mesmo sendo um evento focado em Gestão de Pessoas, o CONARH trouxe muitos aspectos voltados para o negócio das empresas, demonstrando a importância do alinhamento e parceria das áreas organizacionais.
A primeira palestra que destaco é a do Dr. Alexandre Di Miceli que abordou o tema “Ética e felicidade no ambiente do trabalho” e trouxe embasamento teórico para sua arguição, além de apresentar dados interessantes sobre o tema, como a relação entre funcionários felizes e o desempenho organizacional. Vale a pena conferir na página da Direzione. Di Miceli citou trouxe também dados da Gallup, mostrando que apenas 18% dos empregados acreditam em seus executivos e somente 13% estão engajados. Como é bom assistir uma palestra recheada de dados e reflexões sobre modelos existentes e os emergentes no ambiente organizacional.
Outra momento que ficou evidente a importância dos negócios em conjunto com a cultura organizacional foi no painel com Frederico Trajano – CEO da Magazine Luiza, Camilla Junqueira - Diretora Geral da Endeavor Brasil e Marco Kalil VP GBS IBM Brasil. Ambos ressaltaram o capital humano como um ativo da empresa e não como custo e que a liderança tem que ser a primeira a estar engajada e viver os valores da empresa e, para isto, “é preciso muita humildade para reconhecer e contratar pessoas que são melhores do que você.” (Camilla Junqueira)
Por fim neste subtema, a palestra da Alessandra Morrison - Diretora de RH da Kimberley-Clark, nos questionou sobre como nos adaptamos e co-criamos o futuro sem perder a essência? Isto em um mundo que está mais feminino, mais velho, mais educado e mais urbano. Mostrou também o Campus KC, uma iniciativa que nasceu por meio de benchmarks e conversas com mais de 20 experts, além de leituras e referências acadêmicas. Os pilares deste projeto são: Liderando em rede, Mente aberta, mão na massa, plantando o futuro e nossas raízes. Fiquei muito feliz em ver que grandes empresas estão investindo em estruturas sólidas de ensino, treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores.