🔒 Reforço nas configurações de privacidade do Google
Sabe quando você está conversando com um familiar ou amigo sobre determinado produto que gostaria de adquirir e ao acessar uma plataforma ou rede social, se depara com um anúncio sobre ele? Ou quando faz uma breve pesquisa e recebe vários anúncios sobre o que pesquisou? Esses dados, a partir de agora, serão deletados.
O Google anunciou uma nova medida que valerá para os novos usuários e visa ajudar a manter dados pessoais mais seguros. As novas contas estarão configuradas para apagar automaticamente dados como histórico de localização, comandos de voz e busca. A novidade foi anunciada pelo CEO da empresa, Sundar Pichai, em publicação oficial. O intuito é reforçar o compromisso de privacidade dos usuários, apagando automaticamente as informações após 18 meses.
A atualização inclui o histórico de busca, localização e comandos de voz coletados a partir do Google Assistente ou Google Home. Para quem já tem uma conta, nada será alterado. Você pode, inclusive, conferir os seus dados guardados do Google além de definir se quer que sejam apagados automaticamente um período pré-determinado.
O aplicativo do navegador Chrome também vai ganhar um atalho para o modo anônimo, tanto no iPhone quanto no Android. A atualização permitirá que o usuário pressione o ícone com a foto do perfil para ativar o modo anônimo mais rápido, sem precisar acessar nenhum tipo de menu.
As contas criadas vão remover de forma automática as atividades da web e dos apps. Para quem criar uma conta no Youtube, ou ativar o histórico pela primeira vez, a exclusão automática será definida para 36 meses, como padrão.
A novidade está sendo disponibilizada no Chrome para iPhone e iPad e em breve chegará ao Android.
Essa medida faz parte de um conjunto de reformas nas políticas de privacidade depois que o Google e o Facebook receberam multas pesadas por violações da segurança nos últimos anos. O executivo escreveu ainda que a empresa acredita que os produtos devem manter as informações apenas pelo tempo que for útil ao usuário.
De fato, mudanças nas políticas de privacidade das plataformas devem diminuir as multas e processos que chegam ao Google e ao Facebook. O que você achou das medidas que as empresas estão tomando?
Abraços,
Rogério Salgado