REGENERA"Reconexão Urbana"
Os impactos do crescimento urbano já representam os maiores desafios de nossa época, e o descompasso das Políticas Públicas consorciadas com os aspectos culturais e antropológicos, limitam nossa capacidade de governança e de gestão urbana, poluindo e colapsando os espaços públicos, inibindo os eixos estruturantes, fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável.
Este fator , especialmente destacado pela ausência do protagonismo-cidadão e ausência de Políticas Públicas, contribui para gerar impactos sobre a vida urbana, encontrando terreno fértil para a 'precariedade' no que tange a Qualidade de Vida, Segurança, Educação, Saúde e Bem Estar.
Infelizmente, com a cumplicidade do próprio cidadão, que não se sente mais 'parte da cidade.' Essa falta de conexão e de pertencimento, trazido pelo "mundo fast", atropelou importantes sentimentos e provocou distanciamentos indesejáveis.
Temos o hábito de ver o copo 'meio vazio', nunca enxergando-o 'quase cheio'. Não precisamos ir muito longe para notar esse traço de insatisfação humana, gera distanciamento e repulsa prejudiciais.
Percebam que, muitos dos que saem de suas casas com dependência de transporte, tem mais intimidade com o interior do seu veículo do que com aquela "praça ou jardim" que fica ao lado de seu trabalho ou moradia. A cidade só passa pelo para-brisa e é vista pelo retrovisor, perdemos a identidade com nosso entorno, e quando temos "tempo" tudo o queremos é fugir!
Vamos buscar o refúgio natural que sentimos falta na cidade, indo para as montanhas, ver o verde e o mar e "respirar" um pouco de natureza. E realmente, tais benefícios são comprovados cientificamente! Os "banhos" de natureza tem poder curativo! purificam e geram saúde e bem estar.
Outro dia, num bate papo interativo sobre sustentabilidade, fiquei assustado ao perceber que a maioria dos que usam o carro para ir ao trabalho, não sabiam identificar as características do quarteirão onde morava. Chegamos ao cúmulo de notar que essa "desconexão com o meio" é mais grave do que parece, e as vezes, sequer conhecemos nossa própria rua e o entorno de onde vivemos.
Recomendados pelo LinkedIn
Do ponto de vista prático, as "Adoções de logradouros públicos" se tornam uma ferramenta estratégica e necessária para reconexão com o natural. Este ativo colaborativo pode ser uma ajuda extraordinária, capaz de gerar compensações transformadoras, com mudanças fabulosas para viabilizar novos hábitos, que redefinem o cenário urbano, possibilitando o alcance do que tanto buscamos: a felicidade.
Em Curitiba, o Hub de Sustentabilidade Mãozinha Verde contribuí para o despertar deste 'pertencimento' através de incentivo ao protagonismo urbano, com amparo da Lei 11.642, que mesmo tímida e sem incentivos, possibilita a "Adoção de um Logradouro Público". O Programa #REGENERA oferece ativos de valores naturais, com resgate das áreas verdes urbanas, que revitalizadas passam a oferecer novos indicadores, promovendo benefícios sistêmicos ao seu entorno.
"Protagonizar" essa ação de regeneração urbana torna-se uma alegria imensurável, pois descortina novos horizontes para Sustentabilidade Urbana, gerando inúmeras contribuições. Essa visão é compartilhada por inúmeros urbanistas, pesquisadores e cientistas.
Que tal participar um pouco mais da cidade "plantando árvores? É isso que fazemos, ajudando a construir jardins e áreas verdes com interatividade de pessoas e apoio da iniciativa privada para o bem estar coletivo. São ativos socioambientais de receitas simples, que o Hub Mãozinha Verde vem exercitando com bom êxito. Nossas "Capacitações Ambientais" chamadas O.D.S - One Day Sustainability - são parte exclusivas do método AEIOU, que também embarca conteúdos lúdicos e culturais, especialmente escolhidos para oferecer resultados completos e íntegros, suprindo carências locais, gerando impactos sistêmicos altamente positivos para Organizações e Cidades.
Buscar a FELICIDADE através desse ativo exclusivo, é particularmente gratificante e regenerativo, e é através do nosso método AEIOU (Água, Energia, Inovação, Orgânicos e Urbanismo) que estamos construindo melhorias urbanas no âmbito da INOVAÇÃO INCLUSIVA & SUSTENTÁVEL.
Diretora-proprietária da Actis Comunicação, Negócios e Urbanidades | Membro do Teach The Future (TTF) | Mestre em Comunicação pela UFPR | Líder do Eixo temático - Coexistência em uma Cidade Global | Mov. Consc. e Cidade
2 aSuper verdade !!
Diretor Comercial na Engepoli
2 aApoio total Lima