A Região Sul do Brasil. Por: Carlos Varela Luc
O Estado de Santa Catarina integrante do extremo sul do Brasil
Por: Carlos Varela Luc
O Estado de Santa Catarina é uma das 27 unidades que compõem a República Federativa do Brasil e encontra-se no centro da Região Sul. Fazem parte do Extremo Sul do país (Região Sul), o Paraná, a Norte da região, Santa Catarina, no centro, e Rio Grande do Sul, fechando a região a Sul, este que confina a Sul com o Uruguai e a Oeste com a Argentina.
Estes três estados, cujas raízes culturais têm o mesmo tronco, constituem uma poderosa região económica do país, autosustentável. Podemos afirmar, sem grande margem de erro, que neste perímetro, se produz de tudo tanto na vertente agro-pecuária quanto nas indústrias.
O Brasil encontra-se dividido em agrupamentos de unidades federativas designadas como "Regiões" para efeitos de interpretação estatística, implementação de sistemas públicos de gestão e orientação dos governos federal e estadual nas políticas a adoptar mas não possuem qualquer autonomia política nem personalidade jurídica. A Região Sul do Brasil – cerca de 577 Km2 – é a menor das cinco regiões em que o país se divide o que não obsta a que seja a 2ª região mais rica do país contribuindo com cerca de 20% do PIB nacional.
A capital de Santa Catarina é Florianópolis, onde se encontra o governo estadual, mas a maior e mais industrializada cidade é Joinville, no Nordeste do estado, 3ª maior cidade da região atrás de Curitiba e Porto Alegre. Joinville é a 2ª cidade mais industrializada da Região Sul, atrás de Curitiba, e fica a "meio-caminho" entre esta cidade e Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.
Santa Catarina é o sexto estado mais rico do Brasil, e com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 18,2% da economia do país (Fonte: Wikipédia).
"Santa Catarina alcançou em 2015 a 9ª posição no ranking nacional de produção agrícola, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório, divulgado na manhã desta sexta-feira, 23, mostrou ainda que, apesar de concentrar 1% do território nacional e deter uma área de 5,9 milhões de hectares de cultivo, o Estado se classificou entre os cinco maiores produtores em 11 alimentos no país (Fonte: Diário Catarinense de 23/9/2016).
Na costa catarinense encontramos vários portos por onde são exportados diversos produtos da região. O PIB de Santa Catarina é o 6º maior do Brasil e contribui com cerca de 4% do total nacional. As principais actividades do estado são: a agricultura, a pecuária, a pesca, o turismo, o extrativismo, o turismo e a indústria.
Há vários projectos em estudo de entre os quais se salientam a construção de dois portos, um dos quais de águas profundas, vários traçados de rodovias e ferrovia, um multimodal, no litoral norte, que inclui um porto multicargas, um aeroporto internacional, uma ferrovia de ligação à Argentina e uma extensa rede viária. Ainda de registar os múltiplos projectos, alguns já em construção, de parques residenciais e industriais e ainda iniciativas na área da hotelaria e turismo, disseminadas por todo o estado.
Joinville é sede de uma metrópole em grande desenvolvimento constituindo o centro de um conjunto de municípios que lhe ficam na periferia e com os quais mantém uma intensa relação de "win-win" . A Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense foi criada pela Lei-Complementar Estadual nº162 de 1998, foi extinta pela Lei-Complementar Estadual nº 381 de 2007 e reinstituída pela Lei-Complementar Estadual nº 495 de 2010. Esta região, composta por 20 municípios tem cerca de 1 milhão e 400 mil habitantes e um PIB de quase 30 milhões de reais, com um IDH médio considerado alto (Joinville e Jaraguá do Sul considerado muito alto).
Santa Catarina é um estado onde se pode viver e investir com qualidade acima da média. Pode ser um excelente local para, entre outras, criar e desenvolver empresas TRADER visando os países – Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor - e regiões da esfera lusófona tais como Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China) ou Goa (Estado da República da Índia) ou ainda Damão e Diu (Cidades da República da Índia). Santa Catarina poderá exportar, produtos, equipamentos e outros bens necessários à vida quotidiana e aportar meios para a realização de excelentes parcerias estratégicas visando a redução da dependência exterior dos países menos desenvolvidos e com menor grau de industrialização.
Por: Carlos Varela Luc