A relação entre propina, caixa dois e redes sociais
Com tudo o que está acontecendo no Brasil, acho que muitos ainda se perguntam o que é propina e caixa 2. Há uma diferença, e vale mostrar qual é: Propina é qualquer coisa que se dá a alguém em troca de favorecimento. E, quando falamos de propinas à políticos, a coisa toma dimensões cabulosas como já vimos. São contratos de caças para a força aérea ou de trens para o metrô que são passados na frente, obras públicas que privilegiam empreiteiras que nem sempre oferecem a melhor solução, etc. As propinas pagas a políticos chegam à bilhões e, para valerem a pena, precisam dar retorno. E a conta é simples: Os contratos são superfaturados e a qualidade do produto final fica, obviamente, comprometida. Entra em cena, então, o papel mais oculto e perigoso da propina: Ela assegura que as fiscalizações e auditorias futuras serão feitas "nas coxas". E é por isso que tem estádio da Copa se desfazendo, barragens que se rompem, rodovias que jamais são concluídas ou mesmo bilhões em obras de infra que sequer saem do papel. Resumindo: Nossos impostos vão privada abaixo.
Caixa 2 é parecido, mas o dinheiro "doado" é direcionado (de forma ilícita e não declarada) para o custeio das campanhas eleitorais (e não diretamente para o bolso dos políticos). Novamente, falamos de rios de dinheiro. Mais de bilhão, apenas nas últimas 2 eleições. E aí, você se pergunta "Mas por que campanhas eleitorais custam TANTO assim???" - Resposta: Por causa das milionárias campanhas publicitárias. Ou acham que Duda Mendonça virou um dos homens mais poderosos do país por acaso? Os partidos investem milhões em propaganda porque um povo ignorante é facilmente manipulado pelo que vê na TV, jornais, revistas ou mesmo nos outdoors. Pode reparar, em qualquer país subdesenvolvido, as propagandas eleitorais são cinematográficas. Tem gente bonita, ator famoso endossando político que jura ir na igreja todo Domingo e sempre ter sido íntegro e direito. Pode parecer bobagem, mas isso elege. Vide Collor e Dilma, por exemplo. Eleitos pela mídia e pelo caixa 2.
Eu sempre bato no ponto EDUCAÇÃO. E aqui é onde encontramos a evidência de que a falta dela faz o país andar para trás. Quanto mais ignorante é o povo, mais facilmente manipulado ele é. E isso explica o crescimento progressivo da adoção do caixa 2. Para piorar, com o aumento exponencial da penetração de mídias novas - como as redes sociais - ficou muito mais fácil e mais rápido mudar a opinião do eleitor. E não há pesquisa que consiga acompanhar esta velocidade - o que explicaria os erros recentes que temos presenciado. Os partidos sabem disso e usam o caixa 2 para investir massivamente nestas novas mídias. Você pode achar que nunca viu nenhuma campanha de político no Face, mas toda vez que você compartilha uma notícia falsa (criada por contratados dos partidos) você ajuda a mudar a opinião de outros ligados à você de forma exponencial. Mesmo posts aparentemente bobos, como piadinhas (ou "memes") denegrindo um ou outro político acabam influenciando. Faz parte da natureza do ser humano. E ninguém está imune a isso.
Enfim, esta é a minha teoria. Pode estar totalmente equivocada, mas para mim, é onde estamos (ou deveríamos estar). Precisamos ter cuidado com o que lemos, acreditamos e - principalmente - compartilhamos. O jogo mudou e precisamos correr para entender quais são as regras o quanto antes. Minha conclusão é que reclamar no Face (e em outras redes) funciona, SIM. Se a reclamação for bem feita e embasada ela cria um efeito cascata e pode influenciar a opinião de outros conectados a você.
Precisamos começar a usar as ferramentas sociais de forma inteligente para tentarmos virar o jogo. Vamos tirar estes crápulas do poder e colocar gente que confiamos e que podem - MESMO - mudar o Brasil. É o nosso país. É o que nos resta.
Network Analyst | Juniper JNCIP-SP | JNCIS-ENT | Huawei HCIA R&S | HCSA | Fortinet NSE 1 | Nokia NSR I
8 aVocê está certo Marco Filippetti com a ignorância da população fica fácil a manipulação de informação e a eleição de políticos corruptos que são ficha suja . O Brasil precisa de mais educação, mais questionamento, não aceitar a política como esta. Temos que cobrar mesmo as promessas e fiscalizar.