RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE ÁGUA/CIMENTO EM CONCRETO

RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE ÁGUA/CIMENTO EM CONCRETO

Dentre as diversas características mecênicas do concreto, as mais usualmente controladas durante a execução da obra e também utilizadas como referência de projetos, são a resistência à compressão axial e o módulo de elasticidade.

A resistência à compressão axial, basicamente é a relação entre o carregamento imposto à estrutura (cargas) e a área em que este carregamento se faz distribuído (kN/cm²).

Dentre os principais fatores que afetam diretamente a resistência à compressão de produtos desenvolvidos com aglomerantes hidráulicos (cimento), podemos elencar: 1. Tipo de cimento utilizado 2. Tipo de aditivos utilizados 3. Qualidade dos insumos utilizados. 4. Composição granulométrica da dosagem. 5. Relação entre a quantidade de água e o cimento adicionados no traço (Relação a/c).

A relação água/cimento (a/c) é obtida pela razão entre a quantidade de água pela quantidade de cimento, e é inversamente proporcional ao desenvolvimento da resistência à compressão axial do concreto. Portanto, quanto menor a relação a/c, maior será a compacidade do concreto e consequentemente maior será sua resistência.

A NBR 6118 especifica qual relação a/c deve ser utilizada para cada estrutura de concreto armado, usando como diretriz o ambiente de exposição da estrutura, julgado pelo grau de agressividade do ambiente.

De maneira geral, para determinação da relação a/c para produção de concreto, lança-se mão da curva de Abrams, que consiste em: 1. Fixar a quantidade de água necessária para a plasticidade requerida ao concreto. 2. Dosagem experimental de concreto variando-se a relação a/c (geralmente 0,450 / 0,550 / 0,650 / 0,750 / 0,850). 3. Acompanhamento das resistências para os diferentes a/c's estudados. 4. Elaboração/plotagem da curva de Abrams, relacionando resistência x fator a/c.

Em ambientes mais agressivos, preza-se por maiores espessuras de cobrimento da armadura e relação a/c menores, pois produzem concretos mais ricos em finos (cimento), tornando-os assim menos porosos e assim, aumentando a proteção do aço contra umidade e/ou outros agentes degradantes atuantes sobre a estrutura.

Eurípedes Costa

Gestão de projetos | Planejamento e controle | IA | PMP, PMI-SP, PMI-RMP

6 a

Show!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos