Relacionamento depende de uma boa comunicação
Os relacionamentos dependem de uma boa comunicação para serem saudáveis e duradouros, não importa qual seja o tipo da relação, profissional, familiar, entre amigos ou casais, a comunicação sempre será o maior instrumento de sucesso ou o motivo do fracasso.
Nos relacionamentos profissionais uma comunicação objetiva, com muito respeito e uma dose de empatia faz a diferença, muda a energia da equipe, coloca os problemas no tamanho real, nem maiores e nem menores, ajustam o sistema, deixando claro para cada membro envolvido as suas responsabilidades e competências, sem a necessidade de cobranças constantes e situações desgastantes que levam normalmente a uma improdutividade coletiva.
Nos núcleos familiares o bom diálogo e a pratica de se colocar a ouvir o outro fazem milagres, é sabido que aonde existem várias pessoas com opiniões, expectativas e histórias diferentes a chance de se estabelecer um conflito é bem grande, por outro lado essa troca pode ser enriquecedora e acrescentar conhecimento e novas possibilidades, levando o bom debate, as reflexões mais profundas e muita motivação a todo o grupo.
As amizades são fontes inesgotáveis de bem estar e felicidade, trazem equilíbrio, leveza e uma diferente visão de mundo, para que fluam precisamos deixar os julgamentos de lado, compreendendo e aceitando o jeito de viver e de pensar dos nossos amigos, construindo uma relação de troca genuína demonstrando esses valores em nossa comunicação.
Como seres únicos, vivemos momentos diferentes, por isso é importante a compreensão que temos amigos para boas risadas, para longas conversas filosóficas, outros espiritualizados e tem aqueles que se encaixam em qualquer momento, mas todos são igualmente importantes em nossa caminhada.
Quando falamos em relacionamento de casal é necessário um maior aprofundamento nessas questões, pois boa parte de nossa comunicação não é verbal, não percebemos isso, mas a expressão corporal fala muito mais do que a palavra dita.
Diante da compreensão de que nossos movimentos e expressões se comunicam com o outro, vale prestar a atenção em nossas “caras e bocas” pois podemos ter expectativas não atendidas em nosso relacionamento amoroso, simplesmente porque o outro faz uma leitura de nossas necessidades diferente da realidade.
Nos apropriando da consciência de que a comunicação interfere diretamente em nossa vida e está relacionada ao sucesso de todas as relações, podemos partir para o entendimento que é no diálogo interno que inicia essa jornada, pois é através dele que moldamos quem somos, desenvolvemos a tolerância, empatia e criamos nossas crenças.
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Késia :)